Quatro artistas urbanos portugueses vão participar no “Wool On Residence” e transformar paredes e muros abandonados do centro histórico da Covilhã em peças de arte urbana, anunciou esta segunda-feira a organização.
“Será aquilo que podemos designar de segunda edição do Wool – Festival de Artes Urbanas, que promovemos em 2011. Agora, passados três anos, voltámos a obter financiamento e, naturalmente, regressamos às origens, ainda que num formato um bocadinho diferente, já que inclui a residência artística”, referiu à agência Lusa Lara Rodrigues, da organização.
O evento, que decorre entre este domingo, dia 12, e o dia 26, reunirá os artistas Add Fuel, Bordalo II, Mr. Dheo e Tamara Alves, sendo que cada um será desafiado a produzir um mural individual que, tal como aconteceu da primeira vez, tenha como fonte de inspiração a cidade e a sua história.
“Seja pela geografia e pela proximidade com a Serra da Estrela, seja pela quantidade de paredes livres e de prédios devolutos que podem ser intervencionadas, seja pela história, seja pela população que acolheu este festival de forma única, a Covilhã tem um potencial artístico muito grande e acreditamos que os artistas não lhes ficarão indiferentes”, acrescentou Lara Rodrigues.
Esta responsável destaca ainda o caráter de interação social do festival, que tem a denominação de “Wool” (palavra inglesa que significa lã) num “tributo à história e às gentes da cidade”, pela ligação histórica que a Covilhã tem aos lanifícios. “Queremos contribuir para dar uma nova vida aos locais, mas queremos fazê-lo em ligação estreita com a comunidade. Queremos que as pessoas percebam e se identifiquem com o que está a ser feito”, sublinhou, explicando que a comunidade pode marcar presença e até contribuir para o desenvolvimento dos murais.
Além da produção destes murais individuais que recuperarão muros e paredes em quatro artérias distintas da cidade, esta edição do “Wool on Residence” terá atividades paralelas como palestras, conversas com artistas, exibição de filmes e a criação de uma exposição itinerante. Do programa consta ainda uma acção de arte urbana participativa na qual os artistas convidados se deslocam a um bairro social do concelho da Covilhã para produzir um mural em conjunto com as pessoas que aí residem.
A concretização deste evento será financiada pela Direção-Geral das Artes, além de contar com o apoio da Câmara Municipal da Covilhã e com o patrocínio e apoio de empresas locais, nacionais e internacionais. A ação também será inserida nas comemorações do dia da cidade da Covilhã.