“O projeto Covilhã Decide pretende que os cidadãos da Covilhã possam decidir sobre parte do destino de uma verba do orçamento municipal a favor de um determinado projeto, obra ou iniciativa”, referiu o presidente da Câmara da Covilhã, explicando que para isso os munícipes dispõem de duas ferramentas.
Os interessados poderão votar através de SMS para o nº 3302, com o texto CMC123 seguido do código da área escolhida, ou pelo site www.covilhadecide.com. As votações começaram na segunda-feira e terminam a 6 de outubro.
“A votação através de sms é gratuita e do portal online onde os cidadãos poderão escolher a área funcional à qual entendem que deve ser dada prioridade e, portanto, a afetação da verba em apreço. O orçamento de cada uma das áreas orçamentais será depois reforçado proporcionalmente. No total serão 12 áreas funcionais cada uma delas com um código. É um processo extremamente simples”, sublinhou o autarca.
Uma vez que os prazos para a aprovação do orçamento foram encurtados, terminando a 31 de outubro, o projeto “Covilhã Decide” será dividido em duas fases. Este ano os covilhanenses votam nas áreas que consideram mais relevantes e apresentadas pela autarquia. Já em 2015, Vítor Pereira sublinhou que o orçamento participativo irá ser “puro e duro em que os munícipes escolhem obras e projetos concretos”.