Animação de Natal na Guarda

De 27 de novembro a 6 de janeiro na Guarda, o Natal brilha SEMPRE mais alto! É este o mote para o conjunto de inciativas preparadas pela autarquia para esta época natalícia.

Mesmo sem os equipamentos e as diversões habituais da “Guarda, A Cidade Natal” na Praça Luís de Camões, ou o madeiro junto à Igreja da Misericórdia em dia de consoada, o Município da Guarda reinventa este ano a referida iniciativa para dinamizar o comércio e a economia local.

Segundo o município, “o objetivo é proporcionar momentos de partilha, de solidariedade e de esperança, tão característicos desta época festiva, numa altura em que é importante preencher os vazios do distanciamento social obrigatório que a pandemia nos impõe.” Neste “novo normal”, entre 27 de novembro e 6 de janeiro, haverá iluminação e música natalícia nas ruas da Guarda e decorações da época no centro histórico. Na Praça Luís de Camões vai estar uma árvore gigante (16 metros de altura) rodeada por presépios e junto à Sé, um presépio muito especial, em ferro: o do escultor guardense Rui Miragaia. Ainda na “Praça Velha”, um photopoint para a tradicional selfie da “Guarda, A Cidade Natal”.

Já a 29 de novembro, destaque para a iniciativa RFM Sente Portugal. Num camião estúdio, a rádio traz a sua emissão em andamento à cidade da Guarda entre as 13h00 e as 16h00 numa iniciativa que a RFM assinala em 12 cidades portuguesas durante a época natalícia. Uma edição especial que terá, claro, a cidade mais alta como protagonista.

Entre 1 de dezembro e 6 de janeiro, o Município promove, em parceria com o NERGA, o tradicional Concurso de Montras; este ano apenas com votação online e com a atribuição de de 1000, 500 e 250 euros respetivamente para os: primeiro, segundo e terceiro prémios. Ainda para dinamizar e incentivar as compras no comércio local, o município vai também avançar com a campanha “Compre no Comércio local e ganhe prémios”. A iniciativa decorrerá a partir de 1 de dezembro nos estabelecimentos aderentes que estarão identificados com dístico na respetiva montra. A cada 20 euros em compras, o cliente ganha um cupão para sorteio, sendo os prémios: Vouchers entre os 250 e os 50 euros. Está também prevista uma outra campanha, em parceria com a Plataforma BeiraNossa, para incentivar a participação do comércio da Guarda nesta plataforma. A campanha prevê também descontos para quem compra online com vouchers que vão dos 5 aos 50 euros. Para incentivar as compras, o Município da Guarda autoriza o estacionamento gratuito durante todo o mês de dezembro e as esplanadas estarão, durante o mesmo período, isentas de taxas.

Tal como em edições anteriores, e a partir de 11 de dezembro, o Jardim José de Lemos e o Jardim do Largo Frei Pedro vão estar decorados com motivos natalícios, este ano com o tema do Anjo da Guarda. Os trabalhos contam com a participação das escolas e jardins-de-infância da rede pública e também com Instituições de Solidariedade Social pertencentes à Rede Social do Município. E a 30 de novembro, dia que se assinala também o 30º Aniversário das Cidades Educadoras, surge um “novo jardim” no Parque Urbano do Rio Diz. Os Bosquetes de Azevinhos vão contar com 112 árvores, que têm a particularidade de terem sido atribuídas em 2019 a todos os trabalhos de natal de escolas e instituições. A plantação destes bosquetes será feira às 10h30, começando perto do semi-coberto do PURD.

Também no Canil Municipal, a época natalícia é assinalada através de uma campanha que pretende promover a adoção de cães e gatos numa colaboração com o fotoclube da Guarda e as associações de apoio animal Quoasmi e A Casota. “A Casa dos Patudinhos” é este o nome da iniciativa resultará em Postais, num calendário e até numa exposição que estará patente no Centro Comercial La Vie, entre 11 de dezembro e 6 de janeiro.


Conteúdo Recomendado