Município de Manteigas aposta na eficiência energética

Segundo a autarquia, “várias medidas de eficiência energética encontram-se em implementação.”

Para redução da fatura energética e as emissões de CO2, foi desenhado um Plano de Promoção da Eficiência no Consumo (PPEC) de energia elétrica para o Município de Manteigas, que se baseou na promoção de medidas que visam melhorar a eficiência no consumo de energia elétrica em vários edifícios municipais.

Segundo o Município de Manteigas, “o plano encontra-se em execução, com algumas das intervenções já concluídas, contemplando os edifícios dos Paços do Concelho, da Escola Primária da Vila, do Jardim-de-Infância, do Pavilhão Gimnodesportivo, da Praça Municipal e do Ninho de Empresas. Estas consistem na substituição de lâmpadas, de balastros e de termoacumuladores (com aplicação de sistemas solares térmicos e sistemas de apoio do tipo bomba de calor).”

Estas medidas representarão, anualmente, uma economia de energia total de mais de 107.000 kWh, o que provocará uma poupança de custos da ordem dos 13 mil euros.

Os custos da intervenção global do plano ascendem a 55.835,60 €, mas sendo este valor financiado em 80% e a fundo perdido, apenas cabe ao Município suportar o valor de 11.167,12 €. Ou seja, o Município recupera num só ano todo o valor investido, gerando grandes poupanças logo a partir do início do segundo ano.




Conteúdo Recomendado