Aldeia de Montanha em Celorico da Beira promove Enduro BTT com vertente solidária

A prova ’Enduro BTT – Aldeias de Montanha’ decorre no sábado e no domingo, em Celorico da beira, distrito da Guarda.

A Aldeia de Montanha de Cadafaz, no concelho de Celorico da Beira, vai receber a prova ’Enduro BTT – Aldeias de Montanha’ e por cada participante na iniciativa vai ser plantada uma árvore autóctone, informou hoje a organização.

A prova ’Enduro BTT – Aldeias de Montanha’ decorre no sábado e no domingo, em Celorico da beira, distrito da Guarda.

O evento reflete o espírito solidário e comunitário dos habitantes de Cadafaz e Rapa que, através da Associação de Solidariedade do Cadafaz, vai promover ações de limpeza nos trilhos e caminhos percorridos pela prova, de modo a “mitigar o risco de incêndio florestal e contribuindo para uma melhor mobilidade nos caminhos que servem os agricultores e pastores locais”, explicita a fonte.

A prova une a Associação de Solidariedade de Cadafaz, o Município de Celorico da Beira, União das Freguesia de Rapa e Cadafaz e Rede de Aldeias de Montanha.

A iniciativa “deve ser mais do que um mero evento desportivo” e, por isso, “apenas se concretiza na sua plenitude se estiver verdadeiramente conectada com os valores ambientais presentes, respeitando a identidade da aldeia e a biodiversidade local”, sublinha a organização.

A Rede de Aldeias de Montanha vai, por isso, plantar nos baldios da freguesia uma árvore da flora autóctone por cada participante.

“Esta é uma iniciativa que visa envolver diretamente os participantes, uma vez que na próxima primavera todos serão convidados a participar numa ação de reflorestação, que proporcionará um dia memorável numa Aldeia de Montanha em contacto com a natureza e as suas gentes”, refere a organização.

A competição ’Enduro BTT – Aldeias de Montanha’ integra o programa oficial da modalidade da Federação Portuguesa de Ciclismo e acontece no Bikepark Cadafaz – Rapa.

O objetivo da Rede de Aldeias de Montanha e das entidades envolvidas é “apostar num turismo regenerativo capaz de transformar por via da interação do visitante no local”, de forma acrescentar valor ao território.

Esta ação integra o plano de animação da rede de Aldeias de Montanha, no âmbito da estratégia de Eficiência Coletiva Provere inature, cofinanciado pelo Centro 2020.


Conteúdo Recomendado