Aguiar da Beira cria Centro de Interpretação Viva do Castanheiro e da Castanha

O concelho de Aguiar da Beira vai ter um Centro de Interpretação Viva do Castanheiro e da Castanha, que contempla a instalação e manutenção de um Campo de Demonstração, foi anunciado pela câmara municipal.

O projeto, que visa promover e reforçar a cultura do castanheiro, envolve a autarquia de Aguiar da Beira, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a União de Freguesias de Aguiar da Beira e Coruche e a empresa Arvofruti – Produção de Árvores e Fruta, Ld.ª, que celebraram um protocolo.

Segundo a autarquia presidida por Joaquim Bonifácio, a instalação do centro de interpretação será concretizado “através da implementação e disseminação de práticas de cultivo conducentes à melhoria da produtividade do castanheiro” e da instalação e manutenção de um Campo de Demonstração, traduzido na plantação de um soito de castanheiros num terreno cedido pela freguesia envolvida.

A partilha de conhecimentos e informação técnica junto dos serviços do município e dos produtores locais é outro aspeto contemplado no projeto que vai vigorar até 31 de dezembro de 2019.

O novo soito será plantado de raiz, “praticando e demonstrando todos os preceitos técnicos necessários à correta instalação da cultura”, segundo o acordo hoje celebrado.

A instalação e a sua manutenção serão da responsabilidade do município, podendo para tal recorrer a incentivos ou a linhas de apoio no âmbito das políticas agrícolas.

“As ações a desenvolver no Campo de Demonstração serão complementadas com ‘dias abertos’, através dos quais os agricultores terão oportunidade de interagir com os membros da equipa técnica, inteirando-se das técnicas preconizadas e sendo motivados a praticá-las quer no decorrer dessas atividades, quer posteriormente no maneio dos seus soitos”, está definido no acordo.

A realização de atividades de informação e de sensibilização junto dos agricultores para a adoção de práticas culturais mais adequadas e a elaboração de um Livro Técnico com todo o historial da plantação e cultivo do Campo de Demonstração de Aguiar da Beira são outros dos propósitos estabelecidos.

O presidente da câmara de Aguiar da Beira disse à agência Lusa que a autarquia disponibiliza para o projeto agrícola o valor global de 40 mil euros.

Joaquim Bonifácio referiu que o plano surge tendo em conta que o seu concelho “tem que apostar nos produtos endógenos” e a castanha é de “grande importância económica” para os seus habitantes.

O concelho de Aguiar da Beira integra a área geográfica de produção da Castanha dos Soutos da Lapa que também abrange os concelhos de Trancoso, Armamar, Tarouca, Tabuaço, São João da Pesqueira, Moimenta da Beira, Sernancelhe, Penedono e Lamego.


Conteúdo Recomendado