Evento Terminado em 2022-11-27 20:00:00

Aguiar da Beira acolhe Roteiro Gastronómico do Míscaro

Início: 2022-11-04 09:00:00
Fim: 2022-11-27 20:00:00
Local do Evento: Aguiar da Beira
Entidade Promotora: Município de Aguiar da Beira

Estão previstas outras atividades no âmbito deste Roteiro, como o Passeio Micológico, a Caminhada do Míscaro e um magusto comunitário, organizado pelo Município.

O Município de Aguiar da Beira vai organizar pela primeira vez o Roteiro Gastronómico do Míscaro, que decorre essencialmente nos restaurantes aderentes, todos os fins-de-semana do mês de novembro.


Segundo a autarquia de Aguiar da Beira, ao longo destes dias, “poderá degustar nos restaurantes aderentes as melhores iguarias confecionadas com o rei desta época, o Míscaro Amarelo (Tricholoma equestre)”.


Com este evento pretende-se “impulsionar e promover a gastronomia local” e contribuir para “o desenvolvimento social, económico e cultural do concelho”.


Este Roteiro Gastronómico é organizado, tendo por base a cooperação de vários agentes económicos do concelho que podem assim, em conjunto, “demonstrar o que de melhor se produz, apresentando um resultado final e uma qualidade de excelência”.


Os participantes têm também a oportunidade de estar presentes no Campeonato do Mundo de Juniores de Orientação que tem lugar nos dias 4 e 5 na Quinta das Lameiras, freguesia de Pinheiro e no dia 6 a freguesia de Carapito, tendo a possibilidade de participar na prova do JWOC TOUR.


Para além desta, estão previstas outras atividades no âmbito deste Roteiro, como o Passeio Micológico, a Caminhada do Míscaro e um magusto comunitário, organizado pelo Município.


No dia 13 de novembro realiza-se também um Passeio Equestre (9h00), um Passeio Micológico e exposição de cogumelos (9h45), a Caminhada do Míscaro (10h00) com partida do Largo da Feira de Aguiar da Beira e um magusto comunitário.


O terceiro fim de semana da iniciativa, 18 e 19 de novembro, está reservado para a promoção do património do concelho com visitas ao Largo dos Monumentos, Ruínas do Castelo, Passadiços Caminhos de Açores, Miradouro do Cabeço do Gato, Pelourinho de Carapito, Pelourinho de Penaverde e Ponte do Candal.


No último fim de semana destaca-se a realização do Trail do Míscaro no dia 27 de novembro que inclui três percursos diferentes – Trail Longo (25km), Trail curto (15km) e Mini-trail / Caminhada (11km).


O Passeio Equestre e o Trail do Míscaro não são organizados pelo Município de Aguiar da Beira e, como tal, as inscrições deverão ser realizadas junto da entidade promotora.


Dos restaurantes aderentes ao Roteiro Gastronómico do Míscaro fazem parte o Beira Lapa, Beira Serra, Cabicanca, Café Paraíso, Caldeirinha, Panifex – O Padeiro, O Tenreiro, Pizzaria Nascer do Sol, Pizzaria de Santo Estevão, Quinta de Santo Estevão, Terreiro de Santa Cruz e o Terma’s Park.


Para mais informações acerca das atividades a desenvolver, horários e formas de inscrição, os interessados deverão aceder ao site do Município de Aguiar da Beira.


Conteúdo Recomendado