Região
Estão a decorrer na Estação de Avisos Agrícolas da Guarda as inscrições para os interessados em receber estas informações em 2012 que se destinam a aconselhar os tratamentos fitossanitários, com oportunidade, aos agricultores.
O sistema é um serviço nacional do Ministério da Agricultura que difunde avisos elaborados pelos técnicos, baseando-se em observações do ciclo biológico dos principais inimigos das culturas e no acompanhamento do estado de desenvolvimento destas. Segundo a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, estes alertas são importantes por garantirem «maior oportunidade e maior eficácia dos tratamentos fitossanitários, permitindo uma redução do número de tratamentos e, consequentemente, uma redução dos custos da proteção das plantas». Para isso, a estação da Guarda emite ao longo do ano avisos para as principais doenças e pragas das seguintes culturas: vinha, macieiras e pereiras, olival, pessegueiros e cerejeiras, abrangendo todos os concelhos do distrito.
Os interessados devem contactar aquela entidade nas instalações da Direção Regional na Guarda, situadas no Bairro N. Sra. dos Remédios, e pagar 14 euros. Os avisos podem ser enviados por correio, email e por SMS. Mais esclarecimentos pelo telefone 271/205456; fax 271/205451 ou email j.almeida@drapc.min-agricultura.pt