600 Pessoas no Trail do Míscaro em Aguiar da Beira

Segundo a organização, «participantes na prova desportiva de trail running desfrutaram da natureza, património e tradições rurais do concelho e ainda saborearam os famosos “míscaros amarelos”.»

A sexta edição do Trail do Míscaro em Aguiar da Beira, no distrito da Guarda, recebeu, na passada manhã de 24 de novembro, 600 participantes. Apesar do frio e nevoeiro que se fez sentir, os atletas, de norte a sul do país, desfrutaram dos belos trilhos e paisagens, correndo e/ou caminhando por ambientes naturais em pinhais, barragens, pomares, soutos ou prados. E, claro, saborearam algumas das iguarias gastronómicas locais típicas da época, como o “míscaro amarelo”, a castanha, ou jeropiga. “Foi fantástico”, considerou a organização.
As modalidades de Trail Longo (30 km) e Trail Curto (15 km) reuniram 350 atletas, enquanto que a caminhada juntou 250 pessoas.

“Durante os percursos da prova, os participantes tiveram a oportunidade de passar por terrenos onde rebenta este cogumelo selvagem e degustar a iguaria, bem como de outros produtos típicos, para além de poderem desfrutar das belas paisagens e tradições rurais e ainda das diversas atividades a acontecer no Certame Gastronómico do Míscaro”, que se realizou nesse fim de semana.
“Foi uma experiência fantástica, que concentrou as vertentes desportiva, recreativa e solidária, inserida numa iniciativa que gira à volta de um produto natural com elevado valor gastronómico e abundante por essa altura no concelho, o ‘míscaro amarelo’, afirma Pedro Gonçalves.
“O Trail do Míscaro é muito mais que uma corrida ou caminhada, é uma forma de turismo ativo na natureza que atrai cada vez mais pessoas ao nosso concelho, dignificando e valorizando esta região e o interior do país”, concluiu o membro da organização.

A iniciativa, que bateu o recorde de participação, com mais 200 pessoas que na edição anterior, teve ainda a particularidade de contribuir para a florestação do concelho. Por cada participante a organização vai oferecer uma árvore para ser plantada em terrenos desertificados no território. No total, o Trail do Míscaro já contribuiu para a plantação de mais de 500 árvores no concelho.

O Trail do Míscaro surgiu em 2014 com os objetivos de promover o “trail running” nos trilhos do Concelho de Aguiar da Beira, assim como a divulgação das condições favoráveis do município para a micologia, para a prática de desporto e turismo na natureza e para estilos de vida rurais, saudáveis e de bem-estar. O evento desportivo foi uma organização do jornal +Aguiar da Beira, em parceria com a Câmara Municipal.


Conteúdo Recomendado