4INOVA.PT entregou prémios aos projetos mais inovadores

Este concurso registou a participação de 35 projetos de 21 empresas, dos mais variados setores e regiões.

Na passada sexta-feira, dia 9, as associações empresariais de Guarda, Castelo Branco, Viseu e Vila Real, promotores do projeto 4INOVA.PT, entregaram os prémios do Concurso de projetos inovadores. A entrega de prémios do 1º. Concurso 4INOVA.PT decorreu nas instalações do NERGA, durante o jantar-conferência que encerrou a Semana da Competitividade, que teve como orador principal, Alexandre Almeida, Coordenador da Estratégia Nacional para uma Especialização Inteligente (ENEI) na Agência Nacional de Inovação (ANI).

A Semana da Competitividade percorreu, de 5 a 9 de março, as quatro regiões envolvidas neste projeto, com a finalidade de sensibilizar e capacitar as PME para os fatores críticos da inovação e ainda aproximar o tecido empresarial das instituições de ensino superior e do sistema científico e tecnológico.

Este primeiro concurso registou a participação de 35 projetos de 21 empresas, dos mais variados setores e regiões, tendo o júri selecionados os três melhores projetos das sete categorias a concurso, nomeadamente, Tecnologia e Processos; Produtividade, Gestão e Qualidade, Estratégia, Marketing e Comunicação, TIC, Sustentabilidade e Eficiência Energética, Intersector (Variedade Relacionada).

O júri, composto por José Gameiro, Presidente da Direção da AEBB – Associação Empresarial da Beira Baixa, Pedro Tavares, Presidente da Direção do NERGA – Associação Empresarial da Região da Guarda, Luis Tão, Presidente da Direção do NERVIR – Associação Empresarial, José Cotta, Presidente da AIRV – Associação Empresarial da Região de Viseu, Teresa Paiva, Diretora da Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior, o Pedro Bandeira, Presidente da FNABA – Federação Nacional de Associações de Business Angels e CEO da Red Angels – Aveiro e Ricardo Moura, Presidente da Altitude Angels , Clube de Business Angels da Região da Guarda) e CEO da Metablue Solutions – Startup , distinguiu os seguintes projetos vencedores:

• PRÉMIO PME 4INOVA Produtividade: IPG/Queijaria Casa Agrícola dos Arais;
• PRÉMIO PME 4INOVA TIC: Bruno Matias;
• PRÉMIO PME 4INOVA Tecnologia e Processos: TOJALTECT – Fabrico de Máquinas Lda;
• PRÉMIO PME 4INOVA Gestão e Qualidade: LABFIT – HPRD;
• PRÉMIO PME 4INOVA Intersector (Variedade Relacionada): Made in Action, Consultoria & Criatividade, Unipessoal Lda;
• PRÉMIO PME 4INOVA Estratégia, Marketing e Comunicação: Portuguese Lands – Unipessoal Lda;
• PRÉMIO PME 4INOVA Sustentabilidade e Eficiência Energética: Marques Rilho, Unipessoal, Lda.

Os vencedores de cada categoria a concurso recebeu, além do reconhecimento, um prémio monetário no valor de 5.000,00€ (cinco mil euros).

Recorde-se que 4INOVA.PT é um projeto cofinanciado pelo Compete 2020, no âmbito de uma candidatura apresentada ao Sistema de Apoio a Ações Coletivas – SIAC pelas associações empresariais de Castelo Branco, Guarda, Vila Real e Viseu, com o objetivo de desenvolver um sistema de Monotorização da Inovação no Território, estimular e apoiar as empresas nos processos de inovação, criar valor acrescentado e atrair investimento e população.

Este projeto, nas diferentes atividades desenvolvidas, envolveu mais de 500 empresas pertencentes as Comunidades Intermunicipais da Beira Baixa, Beiras e Serra da Estrela, Viseu Dão Lafões e Douro.


Conteúdo Recomendado