O Parque Urbano do Rio Diz volta a acolher a iniciativa entre os dias 28 de abril a 1 de maio.
Em 2017 a Organização das Nações Unidas assinala o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento e a esse propósito, a FIT associa-se também a essa celebração, dando o seu contributo para a consciencialização da importância do turismo sustentável na distribuição da riqueza, contribuindo para um maior desenvolvimento económico e social dos territórios. A edição deste ano da FIT dará também especial destaque aos operadores e serviços mais diretamente ligados ao Turismo da Natureza e ao Turismo em Espaços Rurais, criando uma área de destaque para estes setores.
A autarquia recorda que “os principais objetivos da FIT são promover o setor do turismo ibérico, fomentar o intercâmbio transfronteiriço, estimular o relacionamento comercial e o progresso dos vários setores e segmentos da economia e, consequentemente, o desenvolvimento dos territórios. A Guarda tem uma localização privilegiada na península ibérica, estando equidistante das duas capitais, entre Madrid e Lisboa, sendo por isso uma plataforma estratégica para a realização de um certame desta natureza. A feira tem vindo a afirmar-se como uma plataforma transfronteiriça no panorama ibérico dos eventos ligados ao Turismo, uma oportunidade singular de divulgação, promoção, captação e desenvolvimento de fluxos turísticos e de valorização dos recursos.”
Na passada edição, em 2016, o certame contou com o Brasil como país convidado e Castilla y Léon como Região de Espanha em destaque. A FIT contou com dezenas de milhares de visitantes, numa área total coberta de 8000m², onde recebeu mais de uma centena de expositores de diversas regiões de Portugal e Espanha, dos mais variados campos de atuação do Turismo nos setores público e privado.