4.º Salão de Outono da Guarda abre portas na quinta-feira

O artista plástico belga Paul Mathieu vai participar no 4.º Salão de Outono – Aberto para Obras, que o Município da Guarda promove de quinta-feira ao dia 09 de janeiro de 2020.

Segundo a autarquia da Guarda, a edição de 2019 do Salão de Outono – Aberto para Obras compreende “as criações plásticas nas mais diversas áreas que tiveram origem no 4.º Simpósio Internacional de Arte Contemporânea Cidade da Guarda (SIAC), envolvendo artistas de 15 países inspirados por Sophia de Mello Breyner Andresen” e “duas exposições do artista plástico belga Paul Mathieu”.

“A iniciativa, que já conquistou um calendário próprio no panorama das artes plásticas ibéricas, decorre até dia 09 de janeiro de 2020, no Museu da Guarda, nos seus diversos espaços expositivos”, adianta a organização na nota enviada à agência Lusa.

O 4.º Salão de Outono – Aberto para Obras, promovido pelo município da Guarda através do seu Museu, será inaugurado na quinta-feira, dia 31 de outubro, pelas 18h00.

A cidade da Guarda recebeu, entre 02 e 16 de junho, o 4.º SIAC, que contou com mais de 130 artistas de 15 países.

O evento cultural decorreu sob o tema “Terra Herdada – Paisagens Legadas” e contou com a participação dos criadores artísticos nacionais Pedro Cabrita Reis, Rui Chafes, José Pedro Croft e Zulmiro de Carvalho.

O SIAC incluiu pintura, escultura, exposições, gravura, cerâmica, desenho, fotografia, instalações, cinema, poesia experimental, recitais de poesia, colóquios, cursos de formação artística, música contemporânea e dança, entre outras atividades.

As iniciativas do programa foram realizadas em vários locais da cidade, como o Museu, a Praça Luís de Camões, a Torre de Menagem, o Teatro Municipal e o edifício do antigo Cine Teatro (inaugurado a 04 de julho de 1953 e encerrado em 1987).

Durante o evento cultural também decorreram iniciativas associadas ao centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen (1919-2019), uma vez que o Museu da Guarda foi incluído no programa oficial das comemorações nacionais.


Conteúdo Recomendado