23º Encontro de Associações Juvenis do Distrito da Guarda

A vila de Manteigas acolhe a iniciativa nos próximos dias 6. 7 e 8 de dezembro, numa organização da Federação das Associações Juvenis do Distrito da Guarda – FAJDG.

Segundo a FAJDG “petende-se uma vez mais, promover a reflexão e discussão, tendo como ideias chave, os conceitos de juventude e participação social, os jovens e a democracia, cidadania ativa, comunicação inclusiva e educação não formal.”

Do programa destaca-se o painel intitulado “A Importância das Associações Juvenis no Interior”, no qual se darão a conhecer alguns projetos de associações do distrito, como por exemplo na área do Voluntariado Jovem. E ainda, a apresentação do Projeto Geopark Estrela (Associação Geopark Estrela) por Emanuel Castro.
Os participantes terão ainda oportunidade de visitar o património natural e edificado do concelho de Manteigas, inserido no parque Natural da Serra da Estrela e conhecer Centro Interpretativo do Vale Glaciar do Zêzere.

Segundo a organização, “haverá também oportunidade de as associações juvenis apresentarem na habitual mostra associativa o que de melhor fazem junto dos jovens e suas comunidades, numa perspetiva cultural e social.O debate sobre políticas públicas de juventude terá lugar no domingo, na tradicional “Hora de partir a loiça!”, seguindo-se a apresentação e votação do documento de conclusões.”

Para além disto, o 23ºEDAJ proporcionará inúmeros momentos de partilha, convívio, e troca de experiências, contando com representantes das Federações Regionais, bem como da Federação Nacional de Associações Juvenis – FNAJ, estimando-se a presença nos três dias de cerca de uma centena e meia de participantes, que terão oportunidade de descobrir o património, cultura e gastronomia do concelho de Manteigas, bem como contribuir para o seu desenvolvimento económico.


Os interessados podem encontrar mais informação na nossa homepage em www.fajdg.org ou através do telefone 96 37 64 981.


Conteúdo Recomendado