1º Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela decorre até domingo

Pela primeira vez a região tem uma prova Internacional de ciclismo disputada em todo o seu território que se denomina 1º Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela e será disputada entre hoje e domingo.

O 1º Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela, visa utilizar o ciclismo como um importante veículo de promoção e divulgação da região das Beiras e Serra da Estrela. Esta prova tem como alvo principal a promoção regional e a projeção desta região, com enormes potencialidades naturais e diversificado património natural, cultural e gastronómico, enquanto destino turístico sustentável, durante todo o ano.

Os três dias de prova 13, 14 e 15 de maio, estão estrategicamente colocados no calendário Internacional de Ciclismo, dado ser início de época e o evento poder captar o máximo de Equipas de nível internacional. As 3 etapas deste 1º Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela, foram estrategicamente desenhadas para que a prova percorra todo o território abrangente dos 16 Municípios envolvidos no evento.

Ao captar para o seu território uma prova internacional que junta os melhores ciclistas do pelotão internacional, a Associação de Municípios da Cova da Beira em parceria com a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela e o Turismo do Centro de Portugal, vislumbra uma oportunidade de aprofundar e divulgar no contexto europeu a região que conta com uma grande envolvência na relação transfronteiriça com uma comunidade autónoma espanhola, geograficamente contígua, com mais de 2,5 milhões de habitantes, não só no plano desportivo, como também no cultural, social e económico, estando já em análise a proposta de, na próxima edição do evento ser realizada uma etapa na província espanhola de Salamanca.

A Associação de Municípios de Cova da Beira como entidade promotora propõe-se assumir a realização futura do evento, como uma prova de referência internacional de realização anual com o objetivo estratégico de promover a região.

Treze equipas, entre as quais a Seleção Nacional/Liberty Seguros, disputam a primeira edição do GP Beiras e Serra da Estrela, apresentado esta quinta-feira no H2otel, em Unhais da Serra.

A corrida de classe 2.1 – a mesma da Volta a Portugal e da Volta ao Algarve – vai desenrolar-se ao longo de três etapas e de um total de 529,4 quilómetros.

A primeira etapa é a mais simples da competição, tanto na distância como na orografia, embora o sobe e desce seja uma constante de toda a região. A tirada vai ligar Pinhel a Vilar Formoso, ao longo de 145 quilómetros.

Ao segundo dia os corredores vão enfrentar 192 quilómetros, desde Sabugal até ao Fundão, num traçado em que a última subida, de terceira categoria, fica a 31,5 quilómetros da chegada.

A prova termina com a viagem mais exigente, 192,4 quilómetros, entre o Sabugal e as Penhas da Saúde. A meta coincide com uma contagem de montanha de primeira categoria, mas, antes da escalada final até às Penhas da Saúde, os ciclistas vão atingir o ponto mais alto de Portugal Continental, trepando à Torre, onde passarão com 119,5 quilómetros percorridos.

A prova terá a participação de treze equipas, oriundas de sete países. Entre os conjuntos presentes destacam-se duas formações continentais profissionais, a espanhola Caja Rural-Seguros RGA e a britânica One Pro Cycling.

A Seleção Nacional/Liberty Seguros irá participar com um coletivo misto de corredores elite – alguns dos lusos que correm no pelotão internacional – e de atletas das equipas de clube portuguesas.

Vão também alinhar as seis equipas continentais lusas – Efapel, LA Alumínios-Antarte, Louletano-Hospital de Loulé, Rádio Popular-Boavista, Sporting-Tavira e W52-FC Porto -, às quais se juntam as continentais Inteja MMR (República Dominicana), NASR-Dubai (Dubai), Lokosphinx (Rússia) e Amore & Vita (Itália).

1ª Etapa dia 13 de Maio
Pinhel – V. Formoso
Pinhel (11h20), Vila Franca das Naves (11h55) Trancoso (12h16) Mêda (12h50) Cidadelhe (13h41) Figueira Castelo Rodrigo (14h00) Almeida (14h40) Vilar Formoso (15h03)

2ª Etapa dia 14 de Maio
Sabugal – Fundão
Sabugal (11h20) Caria (12h30) Benquerença (12h56) Penamacor (13h20) Soalheira (14h28) Alpedrinha (14h53) Donas (15h09) Aldeia de Joanes (15h16) Paul (15h44) Tortosendo (16h04) Fundão (16h20)

3ª Etapa dia 15 de Maio
Guarda – Penhas da Saúde
Guarda (11h20) Lageosa do Mondego (11h55) Celorico da Beira (12h03) Fornos de Algodres (12h28) Gouveia (13h15) Seia (13h40) Torre (14h29) Manteigas (14h55) Valhelhas (15h24) Covilhã ( 16h00) Penhas da Saúde (16h20)


Conteúdo Recomendado