19º Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior

A 19.ª edição do Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior, que se realiza este ano entre quinta-feira e o dia 28, na Covilhã, contará com 18 espetáculos de companhias nacionais e estrangeiras.

Em nota enviada à agência Lusa, a organização especifica que no certame serão apresentados nove espetáculos de companhias nacionais, oito de companhias espanholas e um espetáculo proveniente de França.

Promovido em parceria pelo TeatrUBI – Grupo de Teatro da Universidade da Beira Interior e pela ASTA – Associação de Teatro e Outras Artes, o festival contará ainda com a realização de uma conferência, intitulada Mais do que um mito – um olhar contemporâneo -, e com a iniciativa ” mercadonegro”.

” Trata-se de uma espécie de feira, onde se pode encontrar de tudo um pouco. Livros, cd, dvd, roupas, sapatos, etc. Alguns destes materiais são usados, outros novos”, esclarece a nota, apontando que este mercado “irá decorrer durante todos os dias do festival, a partir das 21 horas, na sala de exposições do Teatro Municipal da Covilhã”.

Relativamente às peças de teatro, este festival arranca na quinta-feira com “Casa do Vestido Castanho”, uma coprodução do TeatrUbi e da Asta, que engloba teatro, dança contemporânea e performance.

Esta peça, que estará em cena nos dois dias seguintes (sexta-feira e sábado), conta uma história com momentos dramáticos e outros de comédia, a partir da adaptação livre de textos de Fernando Pessoa e de Marisa Inglês.

No domingo, sobe ao palco a peça “o Feiticeiro de Oz” pela companhia Teatresco e no dia 19 a Asta representa o espetáculo “Diários”.

“Paisaxes en Construcción” e “Augusta” serão representados, respetivamente, no dia 18, pelos espanhóis da Aula de Dança Normal da Universidade da Corunha e pela Aula de Teatro Normal da Universidade da Corunha.

Dia 20, “El Cuerpo Aumentado” é apresentado pelo Laboratorioanza de la Universidad Carlos III de Madrid; seguindo-se a “Materiales escénicos entrono a Medea” pelo Grupo de Teatro da Universidad Carlos III de Madrid, a “Duermevela” pela Université Paris Diderot e a peça “Partitura para uma Odisea” pela Aula de Danza de La Universidad Carlos III de Madrid,

“Os fios que a Arte Tece” pelo projeto colóquio da Escola Secundária Campos Melo e “Sweeny Todd” pelo Grupo de Teatro da Universidade de Santiago de Compostela são representadas no dia 21.

A 22, o programa conta com a peça “Carbono e Outros Elementos”, pelo Fc-Acto – Grupo de Teatro da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

“M.4.A.4” pela Escola Superior de Arte Dramática da Galiza e “Cães Danados” pelo Cénico de Direito – Grupo de Teatro da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa são apresentadas dias 24 e 25, respetivamente.

A 26, a Rir de Nós apresenta o espetáculoLar Cont(r)atempos” e a 27 a Asta apresenta “Diário dos Infiéis”.

A encerrar o certame, no dia 28, estará a peça “Ricardo III” pela Maricastaña – Aula de Teatro da Universidade de Ourense.


Conteúdo Recomendado