Evento Terminado em 2022-08-28 23:00:00

18ª Recriação Histórica do Cerco de Almeida no final de agosto

Início: 2022-08-26 08:00:00
Fim: 2022-08-28 23:00:00
Local do Evento: Almeida
Entidade Promotora: Município de Almeida

O município de Almeida organiza, todos os anos, a Recriação Histórica do Cerco de Almeida que celebra, este ano, a sua décima oitava edição.

Nos dias 26, 27 e 28 de agosto, o Forte de Almeida recebe a décima oitava edição da Recriação Histórica do Cerco de Almeida, evento que evoca os acontecimentos que conduziram à estrega da praça-forte ao exército francês durante a Terceira Invasão Francesa em 1810.


Estes acontecimentos, no desenrolar das Guerras Peninsulares, foram fulcrais para a entrada das tropas francesas em solo português. O Cerco de Almeida teve início com a instalação de várias baterias perto do Baluarte de S. Pedro que apenas foi terminada a 26 de agosto de 1810, tendo aberto fogo sobre a população e militares presentes na praça-forte de Almeida.


Nesse mesmo dia, ao final da tarde, o Paiol do Castelo, onde estava armazenado armamento e barris de pólvora, explodiu, provocando a morte a militares e civis portugueses e destruindo grande parte da povoação e, consequentemente, as hipóteses de as tropas portuguesas resistirem ao cerco durante mais tempo.


Desta forma, a Praça-Forte de Almeida capitulou e depôs as suas armas às 9h00 do dia 28 de agosto de 1910, sendo entregue aos franceses.


O município de Almeida organiza, todos os anos, a Recriação Histórica do Cerco de Almeida que celebra, este ano, a sua décima oitava edição.


A programação do evento ainda não se encontra disponível, no entanto, a organização adianta que deverá ser anunciada em breve.


Conteúdo Recomendado