14ª Mostra de Artes e Sabores da Maúnça (Fundão)

Irá realizar-se, nos dias 8 e 9 de novembro, na aldeia do Açor, freguesia do Castelejo, no concelho do Fundão, o evento gastronómico e cultural Mostra de Artes e Sabores da Maúnça, numa organização do Município do Fundão e da Associação Cultural e Recreativa do Rancho “Os Pastores do Açor”.

Em pleno coração da serra da Maúnça  decorre a mostra de artes e sabores, que nasceu no ano de 2000 e celebra a chegada da castanha, num evento que apela aos sentidos e à tradição, valorizando a gastronomia, as tradições e o artesanato local. Os maranhos, os “miaus” (bolos típicos), o coelho em azeite, a chanfana, o feijão com couve fazem deste festival gastronómico um evento único, onde ao calor das lareiras as pessoas se reúnem e podem provar a aguardente de medronho ou o pão acabado de fazer no forno comunitário.

A 14ª edição deste evento irá decorrer de acordo com o seguinte programa:

Sábado, 8 de novembro
11 horas – Abertura
16 horas – Magusto Comunitário
17 horas – Lançamento do livro “Os primeiros habitantes do Açor”, de José Borges Rodrigues
Animação de rua:
Bombos da Associação de Bombos do Souto da Casa, Grupo de Cantares da Barroca, Manta de Ourelos, Nem fá Nem fum, Grupo de Fados João Morgado.

Domingo, 9 de novembro
8h30 – Caminhada Rota dos Castanheiros – Enxabarda > Açor (concentração junto à capela da Nossa Senhora da Boa Viagem – Enxabarda)
9 horas – Raid Fotográfico (Concentração no largo junto ao palco – Açor)
16 horas – Magusto Comunitário
Animação de rua: Bombos da Casa do Povo do Souto da Casa, Grupo de Cantares do Agrupamento de Escolas do Fundão, Associação de Acordeonistas da Beira Baixa e As Papalvas.

Ao longo do evento irá, ainda, decorrer a exposição de fotografia “Ver e Olhar Sabores da Maúnça”, de Luís Agostinho.


Conteúdo Recomendado