139.º Aniversário do Comando Distrital da PSP da Guarda

Psp Guarda

No próximo dia 22 de outubro, o Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública da Guarda alcança o seu 139.º Aniversário.

A história da PSP na cidade na Guarda dita que em 22 de outubro de 1884, 15 cidadãos que tinham servido em Unidades do Exército, comandados pelo Comissário Pignatelly, constituíram o Primeiro Corpo de Polícia Civil da cidade da Guarda, marcando desta forma a data que é considerada como um dia festivo para o Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública da Guarda.

A área de responsabilidade territorial do Comando Distrital da PSP da Guarda engloba a cidade da Guarda, que é a mais alta do país com 1.056 metros de altitude máxima, sendo também a capital de distrito com 40.155 habitantes, e a cidade de Gouveia com 12.222 habitantes, segundo os resultados definitivos dos últimos Censos realizados.

O Município de Gouveia conta com a presença do Comando Distrital da PSP da Guarda desde 28 de janeiro de 1951 e desde aí que os Polícias da Esquadra de Gouveia têm garantido a segurança da cidade e de todos os cidadãos ao longo destes 72 anos.

Em 2023, decorreram já nas duas cidades, eventos no âmbito das comemorações do aniversário, tais como a realização de dois concertos de Palmo & Meio pela Banda Sinfónica da PSP, que contou com presença da Mascote FALCO, duas demonstrações do GOC – Grupo Operacional Cinotécnico da Unidade Especial Polícia e presença de viaturas de alta gama (BMW i8 e Audi R8). Além disso, a cidade de Gouveia, que recebe este ano a cerimónia comemorativa, conta também com uma exposição de chapéus de Polícia reciclados, provenientes do Comando Metropolitano da PSP de Lisboa e uma exposição de armas antigas do Departamento de Armas e Explosivos da PSP, que poderá ser visitada até dia 25 de outubro nas Galerias João Abel Manta.

Na próxima terça-feira, dia 24 de outubro, pelas 9 horas, vai realizar-se nas Esquadras da Guarda e Gouveia o Hastear da Bandeira Nacional e na Igreja Matriz de São Pedro, em Gouveia, uma missa por intenção da PSP, onde serão relembrados os elementos do Comando falecidos.

Pelas 10h15, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Gouveia irá decorrer a cerimónia solene, que culminará, caso as condições atmosféricas o permitam, com o descerramento da placa “Largo dos Quadrilheiros”, nova toponímia da cidade, onde a Câmara Municipal de Gouveia homenageia a Polícia de Segurança Pública.


Conteúdo Recomendado