Com papel preponderante na dieta da montanha, em tempos anteriores à cultura do milho e da batata, a castanha tem um especial significado nesta Aldeia de Montanha, pela abundância deste fruto nos 18,15 hectares de Castanheiros do Souto da Lapa dos Dinheiros, uma verdadeira reserva da árvore que, nos últimos dois mil anos, constituiu um eixo fundamental da vida serrana.
Assim, a aldeia, num verdadeiro espírito comunitário, dá a conhecer os seus soutos, os saberes e sabores de outono mais típicos desta aldeia, num fim de semana onde a castanha é a protagonista.
A Festa da Castanha inclui um passeio interpretativo aos soutos, um mercado de sabores da aldeia, oficinas de cozinha sobre o uso da castanha na gastronomia, a cargo da Escola Superior de Turismo e Hotelaria, um tradicional magusto na caruma e animação de rua.
A Festa da Castanha é promovida pela ADIRAM – Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha (entidade gestora do projeto Aldeias de Montanha), em estreita parceria com a população da Lapa dos Dinheiros, o Município de Seia e a União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros.
PROGRAMA
Dia 1
Local: Salão do Centro Cultural
17 horas – Oficina de Cozinha na aldeia “o uso da castanha na gastronomia” – ESTH – IPG
21 horas – Baile da aldeia
Dia 2
Local: Largo D. Dinis
11h30 – Mercado de Sabores de Outono
11h30 – Caminhada Interpretativa pelos Soutos da Lapa
12h30 – Almoço Comunitário (pré-inscrição obrigatória)
15 horas– Oficina de Cozinha na aldeia “o uso da castanha na gastronomia” – ESTH – IPG
17 horas – Magusto tradicional na caruma
Para mais informações comtactar o Centro Dinamizador das Aldeias de Montanha pelo telefone 238 310 246 ou pelo endereço de correio eletrónico centrodinamizador@aldeiasdemontanha.pt