Habituei-me durante anos a ver “desfilar” na TV pessoas de sucesso, que todos os negócios em que tocavam se transformavam em lucro e dinheiro e nos faziam sentir menos inteligentes, menos empreendedores e menos geniais.
Apercebo-me hoje, face às falências das financeiras e ao muito crédito que jamais será cobrado a essas ” vedetas” que afinal são sempre os pequenos contribuintes a pagar aquelas ousadas opções de gestão.
Percebo agora o quanto os cenários idílicos estavam frequentados por “donas brancas” e outros desavergonhados” que sacavam milhões que sabiam nunca teriam de pagar…
Sabiam até, que quanto maior fosse o problema maior a solução, ou seja, se do problema resultassem riscos sistémicos, então todo o sistema teria de vir em auxílio… Construiu-se a ideia de que a Banca não poderia registar falências, logo todos teríamos de pagar as aventuras de uns quantos…
Afinal não eram eles a merecer aqueles tempos de antena e de estrelato, nem mereciam ser apresentados como exemplo de vida para ninguém.
Por isso hoje estou muito mais desconfiado, sempre que vejo os chamados “casos de sucesso” e faço o meu próprio escrutínio … Certamente que haverá muitos que são respeitáveis, que pagam os impostos devidos e que trabalham com afinco para terem sucesso. Este raramente acontece sem trabalho. Para esses e só para esses a minha admiração, respeito e incentivo para que continuem a criar valor!