No mercado dos transportes de passageiros a luta está a ser ganha pela Uber. Mas não tinha de ser necessariamente assim.
Por que havemos de pagar comissões enormes para uma empresa que a partir do estrangeiro apenas gere a plataforma da utilização do serviço e fica com interessantes comissões? Verdade que o mesmo acontece nas viagens, nos hotéis, nos serviços bancários, na publicidade digital, etc. etc..
Por que não conseguimos ter uma plataforma tão boa em Portugal que deixe os lucros cá? No país do Web Summit não teríamos capacidade e conhecimento para tal?!
Claro que havia muito a fazer pela reputação dos nossos táxis. Não podemos generalizar, mas todos tivémos experiências menos boas em táxis onde a higiene e a educação faltaram…só quem não viajou de um aeroporto para a cidade, não terá sentido o difícil que era ser cliente e ficar com um sentimento de culpa por viajar para tão perto…
Daí à oportunidade da uberização do serviço foi um pequeno passo.
Agora que a Uber parece ter ganho a luta, vamos, inevitavelmente ver os preços subirem. Quem quer apostar?!
A solução?! Passaria por fragmentar o mercado e ter plataformas regionais e nacionais que “falassem” umas com as outras, para que os turistas e viajantes pudessem facilmente aceder e pagar com segurança. Voltar atrás na facilidade de usar, pagar e avaliar, jamais será um processo. Os que lutam por isso…esqueçam. Os negócios que já transitaram para a palma da mão, vão permanecer lá por uma década, pelo menos.
Ver o nosso artigo AQUI.