O Android é, hoje em dia, o sistema operativo mais popular do mundo. São muitos os fabricantes que incluem esta plataforma móvel nos seus dispositivos, até porque é um sistema aberto, bastante popular e tem provavelmente a melhor loja de aplicações.
Mas, se o utilizador procura os smartphones Android mais seguros do mercado, então a escolha deverá recair sobre um equipamento da linha Nexus ou Samsung , diz uma empresa de segurança.
Gal Beniamini, um investigador bastante conhecido da área da segurança, descobriu e demonstrou uma vulnerabilidade que afecta determinados equipamentos Android com SoC Snapdragon. Na prática, este ataque consegue “furar/ignorar” o mecanismo de segurança ao nível da encriptação.
Tendo em conta o número de smartphones que ainda não receberam a actualização de segurança de Maio, calcula-se que 57% dos equipamentos Android, em todo o mundo, estejam vulneráveis.
De acordo com a empresa de segurança Duo Labs, 75% dos Samsung Galaxy S6 e equipamentos Nexus já receberam a actualização de Maio. A empresa alerta ainda os utilizadores para que procedam à sua actualização assim que fique disponível, recomendando ainda que comprem sempre um equipamento da linha Nexus ou então um smartphone Samsung.
Como é comum no mundo Android, as actualizações demoram sempre muito tempo a serem lançadas e, para alguns equipamentos, nunca chegam a estar disponíveis. Este tem sido um dos problemas que tem afectado sempre os equipamento com Android e não parece haver uma solução geral à vista.
São muitos os fabricantes que incluem esta plataforma móvel nos seus dispositivos, até porque é um sistema aberto, bastante popular e tem provavelmente a melhor loja de aplicações.