Autarquia tinha exigido a entrega do imóvel que construiu e cedeu à Segurança Social, para acolher serviço que empregou 400 pessoas e foi extinto em dezembro.
O Instituto de Segurança Social já devolveu à Câmara de Castelo Branco as chaves do edifício onde funcionou o call center daquele serviço, disse hoje à Lusa o presidente da autarquia local, Joaquim Morão. A entrega das chaves foi feita na última semana, na Câmara de Castelo Branco, pelo vice-presidente do Instituto de Segurança Social, um mês e meio depois de o autarca ter exigido essa devolução. Na origem dessa exigência da câmara está o encerramento do serviço nacional Via Segurança Social, em Castelo Branco, que ocorreu no início de Dezembro. O presidente da Câmara declarou à Lusa que o Instituto de Segurança Social e o Governo prestaram «um mau serviço a Castelo Branco». Joaquim Morão recorda que «a câmara tinha um contrato por 15 anos para o funcionamento desse serviço em instalações construídas e cedidas pelo município». «Mas o Instituto de Segurança Social, sem qualquer contacto com a autarquia, rompeu esse contrato», disse. O autarca refere que «a Câmara está a procurar uma alternativa para a utilização do edifício”. “Neste momento, o presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) está muito interessado, para, em conjunto, conseguirmos uma empresa para utilizar o edifício». O encerramento definitivo do Centro de Contacto da Segurança Social em Castelo Branco foi anunciado pelo próprio Instituto de Segurança Social, no início de Dezembro, que não efectivou a concessão daquele serviço ao grupo RHmais, vencedor do concurso internacional. O Instituto de Segurança Social justificou o não funcionamento dessa concessão com uma «significativa redução de custos», passando o atendimento telefónico a ser assegurado por funcionários da Segurança Social espalhados pelo país. Aquele serviço chegou a empregar 400 funcionários em Castelo Branco.