O Município de Fornos de Algodres continua a apostar na promoção da reciclagem de resíduos, com os resultados a confirmar o forte empenho da população, que tem ajudado a consolidar uma prática ambiental que já faz parte da identidade local.
Entre janeiro e outubro de 2025, o concelho registou 98 toneladas de vidro encaminhadas para reciclagem, um crescimento de 16 toneladas face ao período homólogo de 2024.
Este avanço traduz-se em ganhos ambientais concretos – 98 toneladas de vidro reciclado permitem evitar a extração de mais de 117 toneladas de areia, poupar quase 15 mil litros de petróleo e reduzir em cerca de 66 toneladas as emissões de CO₂ para a atmosfera. Um impacto direto na preservação dos recursos naturais e na proteção do ambiente.
Com o objetivo de reforçar os hábitos de reciclagem de vidro da população, o Município lançou, recentemente, uma campanha de comunicação sob o mote “Não quebre a tradição: separe o vidro e coloque no vidrão.”. A mensagem enaltece o compromisso diário dos munícipes, ao mesmo tempo que incentiva à sua continuidade, como forma de garantir que o vidro tem o destino certo: o vidrão.
Para o Município de Fornos de Algodres, reciclar vidro não é apenas um hábito, é uma tradição que vale a pena manter, para que seja possível aumentar ainda mais os indicadores de 2025.
Este projeto é financiado pela Sociedade Ponto Verde.






