Estas duas peças, no âmbito da instalação artística “Amargo de Renda”, que estiveram também em exibição na Noite Branca de Braga, intitulam-se “A Viúva”, da autoria da designer Cândida Pinto, que representa um cubo com montagens em crochê português, em homenagem ao choro das viúvas do Entrudo, e a “Outra Pele”, do escultor Pedro Figueiredo, natural da Guarda, e que contempla um lagarto feito em resina de poliéster, com motivos de crochê, em alegoria à Terra do Lagarto.
São ambas representativas dos costumes da região beirã, nomeadamente do artesanato e do quotidiano português de outrora.
A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo adquiriu estas obras, tornando-se, assim, parceira da aparição de uma criação portuguesa na Bienal de Arte de Veneza, onde centenas de milhares de visitantes marcaram presença.
Estas obras serão, em breve, colocadas num local público, podendo ser apreciadas por toda a gente.
Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo recebe obras de arte expostas na 60.ª Bienal de Arte de Veneza
Já se encontram em Figueira de Castelo Rodrigo as duas obras que estiveram expostas no Festival de Arte Anima Mundi, evento que aconteceu em paralelo com a 60.ª Bienal de Veneza, uma das exposições de arte internacional mais prestigiada do mundo.