A iniciativa pretende salvaguardar, valorizar e revitalizar as tabernas existentes na freguesia para “preservar a memória coletiva dos pacenses, revisitando estes espaços emblemáticos, com tantas histórias associadas”, referiu a Câmara Municipal de Gouveia numa nota enviada à agência Lusa.
Promovida pela Junta de Freguesia de Paços da Serra, a Rota das Tabernas é também uma homenagem a quem contribuiu para o desenvolvimento e para a dinâmica da localidade.
Para os promotores do evento, que se realiza pelo segundo ano, esta será uma oportunidade de recuar no tempo e às memórias de outras épocas, em que as tabernas eram os principais locais de convívio e socialização da comunidade local.
Nas tabernas, os visitantes serão desafiados a apreciar e a degustar os pratos típicos característicos de cada um dos seis espaços, revivendo práticas e sabores de outrora.
A iniciativa começa pelas 09h30 no recinto da Escola Básica e no Pavilhão Polidesportivo de Paços da Serra com a saudação à freguesia pelo Grupo de Bombos do CAJ – Centro de Animação Juvenil de Vila Nova de Tazem e com um passeio interpretativo pelo património religioso da freguesia. A abertura oficial das tabernas está marcada para as 10h30.
O evento inclui uma feira de velharias e artesanato e será animado pelo Rancho Folclórico de Vinhó, com atuação marcada para as 15h00 e pelo Grupo de Concertinas Harmonia Divertida de Folgosinho, às 17h30.
Durante a tarde haverá jogos populares e tradicionais que a organização considera ser “uma valiosa expressão da identidade cultural e das tradições e costumes” da freguesia.