O 9.º encontro “Alma por Almeida” realiza-se em Almeida de 23 de setembro a 01 de outubro, anunciou a organização.
Os encontros são uma iniciativa anual da Associação de Desenvolvimento das Encostas da Fonte Santa (ADEFS) com “o objetivo de despertar o interesse pelo património ambiental, paisagístico e cultural de Almeida”.
A edição deste ano vai focar-se no projeto “A Diáspora dos Almeidas”.
A ideia é criar “entre a comunidade dos Almeidas, (espalhada por Portugal e pelo Mundo) e a vila de Almeida, uma relação não só empática, mas da qual resultem ideias e soluções para se vencerem os estrangulamentos, desde há muito identificados, que afetam o desenvolvimento deste território”, salienta a organização.
A ADEFS realça que “a vontade é conseguir estimular a colaboração da Diáspora dos Almeidas na promoção da marca Almeida dando o seu contributo, nomeadamente, no âmbito do empreendedorismo”.
O programa inclui várias palestras, a realização de um percurso pedestre, um piquenique, uma visita guiada às termas, visita às aldeias históricas, observação de aves de rapina em exposição e em voo, visita ao Picadeiro d’El Rei e um debate entre os participantes e empresários de diversas áreas.