Para o presidente da câmara da Guarda, Sérgio Costa, «esta é uma iniciativa que mostra a autenticidade e a diversidade que existe no concelho e por isso é também uma montra privilegiada dos nossos produtos». Da cestaria à tapeçaria e aos produtos hortícolas, da fruta da época ao mel e ao azeite, dos doces típicos como os biscoitos ou a bola parda, aos licores, são muitos os produtos à venda no certame. Com especial destaque, nesta edição de 2023, para o vinho da região que para além dos produtores de vinho do concelho, contará com a participação especial da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI), sediada na Guarda. A CVRBI é, de resto, também parceira do Município no Guarda Wine Fest.
Nesta sétima edição, durante 2 dias, são esperados mais de 400 produtores, vindos das 43 freguesias do concelho da Guarda, expondo os seus produtos endógenos e com 7 bairros (Pinheiro, S. Vicente, Luz, Alfarazes, Lameirinhas, S. Domingos e Póvoa do Mileu) e a Associação Acriguarda a apresentarem ementas com petiscos e pratos típicos da região, com destaque para a carne da raça autóctone, a vitela jarmelista.
O certame conta ainda com o Espaço Criança dinamizado pelo Centro Comercial La Vie, que uma vez mais se associa à Feira Farta, apoiando este espaço infantil que promoverá ações lúdico/pedagógicas com o público mais jovem da feira, durante os dois dias.
Quanto à animação, a Feira Farta 2023 volta a apostar forte num programa diversificado, com as associações culturais e grupos do concelho, que vão garantir música e muita animação nos dois dias da feira.
E tal como em edições anteriores, a Feira Farta será palco também para grandes concertos. A saber, no Sábado, dia 9 de setembro, às 22h00, sobem ao palco os D.A.M.A. e no Domingo, às 16h00 o guardense Filipe Nunes que assinala os 25 anos de carreira no palco da Feira Farta. A encerrar, com chave de ouro, estará o multifacetado artista TOY, que fecha a edição de 2023 do maior certame do mundo Rural da região, pelas 18h00.
O certame funcionará, no sábado entre as 10h00 e as 24h00 e no domingo entre as 11h00 e as 24h00. O recinto tem entrada livre, tal como os espetáculos.
Recorde-se que a realização da Feira Farta tem como principal objetivo divulgar, fomentar e valorizar os recursos e produtos da região da Guarda.