Linhares da Beira e Manteigas consagram os novos Campeões Nacionais de Parapente

Photo 2023 08 21 12.42.28

Decorreu entre 15 e 20 de agosto o Open da Serra da Estrela. Um evento organizado pelo Clube Vertical com o apoio dos municípios de Celorico da Beira e Manteigas que coincidiu também com a final do Campeonato de Portugal de Parapente 2023 da Federação Portuguesa de Voo Livre.

Mais de 60 pilotos de vários países, dos quais uma grande parte a voar pela primeira vez na Serra da Estrela, voaram 5 das 6 mangas possíveis de realizar para encontrar os novos campeões nacionais da modalidade.

Os números falam por si para demonstrar o sucesso da competição. Manga 1 de Vale de Amoreira para o Soito com 69km e 29 pilotos no golo. Manga 2 de Vale de Amoreira para Penamacor com 72km e 38 pilotos no golo.

Manga 3 da Azinha para o Soito com 63km e 39 pilotos no golo. Manga 4 de Linhares da Beira para Vilar Formoso com 51km e 21 pilotos no golo. Manga 5 da Azinha para Belmonte com 77km e 30 pilotos no golo.

Na sexta-feira dia 18 não houve manga por não haver condições de competição, o que levou os participantes a um dia de merecido descanso para conhecer melhor a região da Serra da Estrela com percursos pedonais e de bicicleta, praias fluviais e também um grupo de 22 pilotos que visitaram os Passadiços do Mondego.

Segundo a organização, “os 5 dias de competição foram tão bem disputados que foi até à última manga a definição dos vários pódios que compuseram a cerimónia de entrega de prémios no Inatel Linhares da Beira Hotel Rural no domingo à noite com a presença de membros dos dois executivos, Câmaras Municipais de Celorico da Beira e Manteigas que apoiaram o Clube Vertical a concretizar com sucesso e sem acidentes”.

Nos registos fotográficos dos pilotos nos vários dias, fica o cenário ainda negro resultado do grande incêndio de 2022 na Serra da Estrela. Infelizmente ainda vai demorar bastante tempo a recuperar as paisagens com o esplendor a que estávamos habituados, tendo os pilotos e organização consciência que o parapente vai continuar a desempenhar um papel importante de vigilante da natureza graças ao seu privilegiado ponte de vista nas alturas do céu.

Fica por agora agendado o próximo evento de parapente com o “Linhares a Voar” onde teremos voos de iniciação em bilugar, voos de lazer e a prova de precisão de aterragem para pintar de colorido as paisagens de Linhares da Beira no fim de semana de 16 e 17 de setembro.


Conteúdo Recomendado