Trancoso celebra a partir de hoje 750 anos da Feira de São Bartolomeu

Feira Trancoso

A inauguração do espaço Trancoso Invest realiza-se às 15 horas, seguindo-se a homenagem às empresas do concelho.

A Câmara Municipal de Trancoso inaugura esta sexta-feira, dia 11, o espaço Trancoso Invest e, na sessão, vai homenagear 16 empresas daquele concelho do distrito da Guarda. A sessão acontece às 15 horas, no espaço “Trancoso Invest”( edifício da ex-GNR).

Onze são empresas que “atingiram recentemente o estatuto PME Líder” e cinco são aquelas que “constam da lista das 50 maiores empresas em termos de faturação no distrito”, disse o presidente da Câmara Municipal de Trancoso, Amílcar Salvador.

O autarca considera que “é com toda a justiça” que se faz este reconhecimento, realçando que aquelas empresas “têm uma importância muito grande” para o concelho, desde logo porque representam 600 postos de trabalho.

Começa hoje também a Feira de São Bartolomeu de Trancoso, que decorre de 11 a 20 de agosto, e que este ano celebra 750 anos. A sessão de inauguração está marcada para as 09h45.

O presidente da Câmara Municipal de Trancoso, Amílcar Salvador, evidencia a importância daquela que é “a feira franca mais antiga do país” considerando tratar-se de “um evento de grande referência regional com forte impacto na economia do concelho”.

“Mobiliza muita gente. É uma feira para todo o território. Teremos mais de 150 agentes económicos em mais de duas centenas de stands”, sublinha o autarca de Trancoso.

O certame é organizado pela Câmara Municipal de Trancoso em parceria com a Associação Empresarial do Nordeste da Beira (AENEBEIRA), num investimento de 450 mil euros. “É investimento que compensa porque tem um grande retorno”, sublinha à Lusa o autarca de Trancoso.

Para além da componente expositiva das atividades económicas, do artesanato e das tasquinhas, o certame apresenta um cartaz de espetáculos variado que, no entender do autarca, “vai trazer muita gente a Trancoso”.

O programa inclui concertos de Tony Carreira (dia 11), Delfins (dia 12), Tiago Silva (dia 13), Os Quatro e Meia (dia 14), Nininho Vaz Maia (dia 15), Némanus (dia 16), Fernando Daniel (17) Ana Moura (dia 18), Vítor Kley (dia 19) e Sete Saias (dia 20). No dia 13 de agosto realiza-se também o Festival de Folclore.

Uma das novidades deste ano é a circulação de um comboio turístico pelo centro Histórico de Trancoso, com saída da Praça D. Dinis.

Os 750 anos da Feira, refere o autarca, serão assinalados durante todo o ano, tendo já sido organizada uma conferência a 08 de agosto, dia de atribuição da Carta de Feira a Trancoso em 1273.

No decorrer da Feira estará também patente uma exposição no Pavilhão Multiusos com registos das edições anteriores.


Conteúdo Recomendado