Da parte da manhã, Os Verdes visitam o CERVAS – Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens, em Gouveia, centro que detém um papel determinante na conservação da natureza através da recuperação de animais selvagens ou debilitados, da sua monitorização ecológica e da sensibilização para a preservação, em particular de comunidades escolares.
No período da tarde, o PEV visita a Barragem do Caldeirão, uma albufeira importante para o abastecimento de água na região da Guarda, mas que em períodos de seca, tal como se verificou em 2022, detém alguma dificuldade em assegurar o caudal ecológico, com impactos na biodiversidade a jusante.
Após esta visita, Os Verdes deslocam-se ao Rio Noéme, que têm sucessivamente sido afetado por descargas de águas residuais sem o devido tratamento, o que compromete não só a qualidade de vida e saúde da população como a própria biodiversidade.
Para terminar o Roteiro Ecologista, o PEV irá reunir com a Qoasmi- Associação Protectora dos Animais da Guarda para conhecer o trabalho desenvolvido e as necessidades sentidas por esta associação, assim como abordar as questões relativas ao bem-estar e condições de vida dos animais.
Este Roteiro Ecologista que Os Verdes estão a levar a cabo pelo país, com inúmeras iniciativas, é orientado para o contacto próximo com as populações e a abordagem aos principais desafios que o país e os portugueses enfrentam, em particular os ambientais, de conservação da natureza, da biodiversidade e do bem-estar e qualidade de vida animal.
Programa
Gouveia
10h30 – Visita ao Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens
Guarda
14h00 – Visita à Barragem do Caldeirão
15h30 – Visita aos Rios Diz/Noéme na zona da Gata (Guarda)
17h30 – Reunião com a Qoasmi- Associação Protectora dos Animais da Guarda, no Parque Urbano do Rio Diz