Em paralelo, será apresentada na mesma iniciativa a nova marca territorial da própria autarquia, cujo slogan é “Descubra onde a Natureza nasce”.
“A criação das duas marcas territoriais, muito ligadas entre si, constituem uma aposta clara no turismo de natureza e nas características e potencialidades únicas de Cortes do Meio enquanto motores de afirmação e de desenvolvimento da freguesia e do território”, afirma Jorge Viegas, Presidente da Junta.
O autarca destaca o “riquíssimo património paisagístico, natural e edificado da Freguesia de Cortes do Meio que, aliado a uma importante estratégia na área do Turismo, tem contribuído significativamente para ajudar a alavancar não só o desenvolvimento da freguesia, como toda a região da Serra as Estrela”.
Ao longo do vale de Cortes do Meio, insurge-se com imponência a sua belíssima ribeira, de águas puras e cristalinas, com inúmeras piscinas naturais e cascatas que estão devidamente sinalizadas e com acessibilidades renovadas e conta ainda com trilhos pedonais homologados que ligam este património paisagístico aos equipamentos de apoio criados pela Junta de Freguesia nos últimos anos.
A Junta de Freguesia pretende, progressivamente, continuar a criar condições para o incremento do turismo de natureza na Freguesia e dessa forma, potenciar o investimento e desenvolvimento harmonioso, sem descurar o respeito e a proteção dos recursos naturais.
Relativamente à ação de lançamento das marcas, o sunset “Sons na Ribeira”, trata-se da primeira edição de um evento que a autarquia prevê que tenha periodicidade anual e que aconteça no arranque de cada época balnear na Capital das Piscinas Naturais®. A iniciativa, de entrada gratuita, começa às 19h com o Dj Dilcio, seguindo-se o Dj Pedro Cazanova, a partir das 21h e até às 23h. Depois a música voltará a estar a cargo do Dj Dilcio até à 1h.
Antes do arranque oficial do evento, entre as 18h30 e as 19h00, ocorrerá a conferência de imprensa de apresentação pública da marcas territoriais e da respetiva estratégia de desenvolvimento da Freguesia subjacente à sua criação.