Município da Guarda quer apostar no turismo ferroviário

Segundo o autarca da cidade mais alta do país, a Linha da Beira Baixa “é muito importante para o concelho da Guarda”.

O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, fez um balanço “francamente positivo” da reabertura do troço da Linha da Beira Baixa Guarda – Covilhã e disse que a autarquia quer apostar no turismo ferroviário.

Sérgio Costa (Movimento Pela Guarda) lamentou que a via ferroviária tenha estado encerrada entre 2009 e 02 de maio de 2021, quando retomou o serviço comercial, mas reconheceu que, “em boa hora, alguém fez a previsão das verbas, fez o projeto” e realizou a obra.

Segundo o autarca da cidade mais alta do país, a Linha da Beira Baixa “é muito importante para o concelho da Guarda”.

Referiu que a Guarda, pela sua localização geoestratégica, está no cruzamento das Linhas da Beira Alta e da Beira Baixa e da ligação internacional para a Europa.

“E a Guarda tem que aproveitar esta sua localização geoestratégica, para que possa, cada vez mais, catapultar a visitação das pessoas, dos turistas, através das vias férreas. E isso é fundamental. E é nessa matéria que nós estamos a trabalhar também, para arranjarmos uma forma de podermos captar mais turistas para o nosso concelho através do turismo ferroviário, que é um turismo que existe e que deve ser potencializado”, referiu o autarca à agência Lusa, a propósito da passagem do primeiro aniversário da reabertura do troço ferroviário entre as cidades da Guarda e da Covilhã.

Já em relação ao transporte de mercadorias, o responsável lembrou que a Linha da Beira Alta está temporariamente encerrada ao tráfego ferroviário para obras e que todo o serviço é feito pela Linha da Beira Baixa.

Sérgio Costa destacou a importância da via ferroviária da Beira Baixa para o concelho da Guarda “quer sob o ponto de vista turístico, quer sob o ponto de vista das mercadorias, mas também ao nível dos passageiros”.

O troço da Linha da Beira Baixa, entre a Guarda e a Covilhã, reabriu ao serviço comercial no dia 02 de maio de 2021 e foi inaugurado no dia 04 pelo ministro das Infraestruturas Pedro Nuno Santos.

O troço ferroviário estava fechado desde 2009 e reabriu no ano passado após obras de requalificação e de eletrificação.

O investimento total no projeto de modernização do troço foi de cerca de 77 milhões de euros.

A obra integrou, entre outros trabalhos, a renovação integral de 36 dos 46 quilómetros do troço (dez já estavam intervencionados), bem como a reabilitação de seis pontes centenárias, a remodelação de estações e apeadeiros, drenagem e estabilização de taludes e a iluminação e automatização e supressão de passagens de nível.


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