Festa na Aldeia Histórica de Castelo Mendo destaca a força e o poder da mulher

A figura feminina, o poder e a força da mulher vão estar em destaque no dia 26, na Aldeia Histórica de Castelo Mendo, em Almeida, no âmbito do ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” 2021.

Segundo a Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, Castelo Mendo vai receber um evento de animação com o tema “Dom Mendo, a Donzela Que se Fez Varão”.

A fonte refere em comunicado enviado à agência Lusa que a iniciativa, a realizar no dia 26, um sábado, “vai levar mais vida e animação” à Aldeia Histórica de Castelo Mendo, no concelho de Almeida, distrito da Guarda.

“Partindo do rimance (pequeno canto épico) ‘A Donzela Que Vai À Guerra’, o ciclo ‘12 em Rede – Aldeias em Festa’ 2021 vai promover um dia repleto de diversão, para miúdos e graúdos”, lê-se.

Segundo a organização, será “um dia para celebrar o feminino, mas também a cultura, a gastronomia, as tradições e costumes de Castelo Mendo, com uma programação dedicada a toda a família”.

No âmbito do programa, naquele dia os habitantes e os visitantes são convidados a participar em jogos, desafios e passatempos “para descobrir a História de Castelo Mendo”.

“Para desfrutar da gastronomia do território, haverá um piquenique [pelas 13:00], recheado de produtos típicos da região, e um ‘showcooking’ com o conceituado ‘chef’ Álvaro Costa [19:30]”, acrescenta.

O evento contará, ainda, com o concerto “O Tempo Não Parou” (21:30), um projeto colaborativo criado em residência artística no território de Castelo Mendo, com direção artística de Hélder Costa e participação de Maria João.

Será também apresentada a performance e gravação de ‘podcast’ “Entre Braga e Nova Iorque: Donzela Que se Fez Varão – O Poder e a Liberdade da Mulher”, nas ruínas da igreja de Santa Maria do Castelo (23:00).

Devido à pandemia, a participação no evento será limitada e sujeita a inscrição prévia, mas a organização salienta que a festa “poderá ser sentida e vivida em todo o mundo”, via ‘streaming’, no Facebook das Aldeias Históricas de Portugal.

O evento é promovido pela Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, numa organização do município de Almeida, Junta de Freguesia de Castelo Mendo, associações e agentes económicos locais.

Trata-se de uma iniciativa apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).

O ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” 2021 prossegue em Sortelha (03 de julho), Belmonte (10), Almeida (17), Linhares da Beira (31), Castelo Rodrigo (28 de agosto), Marialva (11 de setembro), Piódão (25 de setembro), Idanha-a-Velha (30 de outubro) e Monsanto (06 de novembro).


Conteúdo Recomendado