O município de Pinhel aprovou o projeto e lançamento de concurso público para a 2ª fase da Reabilitação do Parque Municipal da Trincheira na última reunião do executivo, no passado dia 4, segundo uma nota da autarquia.
A 1ª fase do projeto de requalificação do Parque Municipal da Trincheira foi inaugurada no dia 25 de agosto de 2020, e “deixava antever que a empreitada ainda não estava concluída, tendo sido propositadamente dividida em duas fases de modo a permitir a melhor gestão possível deste empreendimento que, no total, rondará os 900 mil euros (600 mil da 1ª fase + 300 mil da 2ª fase)” explica a edilidade.
Desde então, que a Trincheira voltou a ser um local convidativo, procurado por pinhelenses e visitantes que ali podem desfrutar de ar puro, com excelentes vistas para a cidade, mas também de espaços emblemáticos, como a Fonte dos Amores (também conhecida por Fonte dos Namorados) ou a Pérgola, além do famoso “Canhão” (ou Bombarda), peça de artilharia datada do século XV que, desde então, ganhou uma nova casa e uma nova proteção perante as potenciais ameaças dos elementos da natureza.
A 2ª fase do projeto dá continuidade ao objetivo de dotar todo o parque de melhores acessibilidades, efetuando-se a ligação principal ao denominado Portão Norte, acrescenta a nota informativa do município.
Neste novo projeto está prevista a construção de um circuito de manutenção que, por um lado, terá equipamentos desportivos a pensar nos adultos e, por outro, equipamentos mais lúdicos a pensar nas crianças.
“A Trincheira é um equipamento para todos e para cada um, mas queremos sobretudo que seja um espaço onde as famílias se sintam bem e onde possam divertir-se juntas”, concluiu o autarca de Pinhel, Rui Ventura, para quem este Parque é também sinónimo de boas memórias de vivências familiares.