A Câmara Municipal de Gouveia explica em comunicado que numa altura em que a comunidade “precisa de ser forte, coesa e resiliente”, a Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira, apesar de ter o seu espaço encerrado, oferece a possibilidade de os utilizadores continuarem a ler, de forma gratuita.
A Biblioteca Municipal de Gouveia, no distrito da Guarda, assegura o empréstimo domiciliário de livros, que podem ser requisitados via telefone (238 490 230) ou por ‘email’ (bibliotecamunicipal@cm-gouveia.pt).
As obras literárias solicitadas serão posteriormente entregues à porta da biblioteca, “em data e hora agendada com o utilizador”.
“Os leitores telefonam ou enviam ‘email’, indicando as obras de que necessitam, estas são devidamente higienizadas e entregues ao utilizador, cumprindo as regras de distanciamento, em data e hora previamente combinadas”, explica a autarquia de Gouveia na nota.
A fonte refere, ainda, que os prazos de devolução dos livros foram alargados, “tal como o número de documentos que é possível requisitar, de maneira a que nunca falte leitura àqueles que a procuram”.
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.022.740 mortos resultantes de mais de 94,4 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 8.861 pessoas dos 549.801 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.