Uma produtora da Covilhã, que existe há 14 anos, realizou o Melhor Filme do Mundo na categoria de serviços de turismo.
A decisão que acaba de ser anunciada em Viena de Áustria pelo Comité Internacional de Filmes de Turismo recai sobre uma curta-metragem que abre as portas de um dos hotéis de luxo no Algarve atingido, como tantos, pela crise pandémica. Estiveram a concurso 5 mil filmes de 120 países.
A produtora da Covilhã tem oito postos de trabalho e já conquistou 70 prémios.
You Only Love Once, curta-metragem criada e produzida pela Lobby Films & Advertising para o VidaMar Resort Hotel Algarve, foi considerado o Melhor Filme de Turismo do Mundo pelo Comité Internacional de Festivais de Filmes e Turismo (CIFFT). A distinção surge depois de o filme, com direcção criativa e realização de Telmo Martins e argumento do guionista e actor Frederico Pombares, ter conquistado nove prémios nacionais e internacionais desde Fevereiro nos principais festivais de cinema e turismo, concluindo o circuito do CIFFT com 47 pontos, a uma distância de 13 pontos para o segundo lugar.
“Vencer este importantíssimo circuito, e ter considerado como Melhor Filme de Turismo do Mundo um trabalho com direcção criativa e produção da Lobby Films and Advertising, é o reconhecimento da nossa qualidade a nível mundial, quer técnica quer criativa”, destaca Telmo Martins, CEO, director criativo e realizador da produtora portuguesa. “Com este projecto, a Lobby teve como objectivo dirigir criativamente e produzir um filme que, por um lado, apresentasse níveis de excelência técnica e, por outro, conseguisse associar a narrativa e estrutura cinematográfica a um filme corporativo”, explica o responsável, apontando a intenção de “produzir um filme que fosse cativante e emocionante para o espectador, um filme em que ele próprio se revisse e se deixasse envolver”.
Virgínia Saraiva, vice-presidente do conselho de administração do grupo hoteleiro português, salienta que o objectivo com este filme passou por “desafiar o status quo do que é normalmente a promoção de um hotel e focar-nos no lado emocional, mostrando como abordamos cada hóspede individualmente de modo a fazer com que a sua estadia seja verdadeiramente gratificante”.
“Invocar a saudade e a memória de sítios e momentos de felicidade, homenageando as bonitas histórias de vida e de amor de cada hóspede que já passou pelo hotel é a mensagem principal. A ideia de nos sentirmos em casa, mesmo quando estamos longe dela”, descreve a responsável, frisando que “este prémio tem uma dimensão ainda mais especial pelo ano tão difícil que o nosso sector atravessa, mostrando que Portugal é um destino único, com muitas valências, e que os nossos produtos têm um valor que conquista o mundo”.