O diretor da EPABI, Nuno Marques, confirma a situação ao Jornal do Fundão, explicando, no entanto, que para já nenhuma das pessoas que contactaram com o professor Pedro Silva manifesta sintomas.
Apesar disso, foram tomadas todas as medidas, sendo avisados todos os alunos e respetivos pais, bem como funcionários e docentes.
Segundo Nuno Marques, o professor, que esteve em Itália recentemente, informou os médicos da sua passagem pela Covilhã, sendo alertada a escola. Está internado no Porto.
A masterclasse decorreu nos dias 26 e 27. Cerca de uma semana depois, não há sintomas visíveis nas pessoas que contactaram diretamente com o professor, garante Nuno Marques.
A escola continua aberta, mas foi dada liberdade aos alunos para frequentarem ou não as aulas. Alguns pais preferiram manter os estudantes em casa. Na EPABI foi também proibida a partilha de instrumentos de sopro, prática pouco aconselhada, mas que por vezes existe. A escola enviou também a todos os alunos e famílias a documentação oficial sobre as medidas de prevenção e atuação a tomar.