Campeonato Ibérico de Orientação levou 850 atletas a Penamacor

A prova desportiva decorreu entre os dias 20 e 22 de setembro.

Cerca de 850 atletas, de várias nacionalidades mas na sua maioria de Portugal e Espanha, participaram no Penamacor International Orienteering Meeting 2019 (PIOM 2019) – Campeonato Ibérico Masculino de Orientação Pedestre (CIMO), que decorreu entre os dias 20 e 22 de setembro.

Esta prova foi constituída por três etapas distintas de Orientação Pedestre, Pontuáveis para as Taças de Portugal Vitalis de Orientação Pedestre, de floresta e sprint, e para a Liga Espanhola FEDO. Simultaneamente foi disputado o CIMO em diferentes escalões. O primeiro dia desta prova foi dedicado ao treino, com um mapa na Rachã e Dongalinho. Já as etapas de de Média e Longa Distância decorreram no Mapa do Carvalhal, situado na União de Freguesias de Aldeia do Bispo, Águas e Aldeia de João Pires, nos dias 21 e 22. No dia 21, entre o final da tarde e início da noite, decorreu a etapa de Sprint na aldeia de Meimoa. Segundo a autarquia local, “com a organização conjunta do Município e do Clube de Orientação do Centro (COC), pretendeu-se colocar cada vez mais Penamacor no mapa da modalidade e reforçá-lo como um destino de referência para atletas nacionais e internacionais, que aqui encontram excelentes condições para competir e treinar durante todo o ano. Estando Penamacor na zona fronteiriça com Espanha, a organização deste Campeonato Ibérico Masculino ganhou redobrada importância, apresentando-se a prova como um notável cartão de visita do concelho e apostando-se na divulgação de todo o património histórico, cultural mas sobretudo natural da região.”

Presente no evento, o Presidente da Câmara Municipal de Penamacor, António Luís Beites Soares, frisou que “a parceria com o COC tem sido um sucesso e que a aposta é para continuar.”

As classificações finais podem ser consultadas no seguinte link: http://eventos.coc.pt/piom2019cim/resultados/.


Conteúdo Recomendado