A Universidade da Beira Interior (UBI) vai ser anfitriã do mais importante evento científico anual organizado pela Real Academia de Ciencias Económicas y Financieras (RACEF), de Espanha. No âmbito da iniciativa, o dia 19 de junho (quarta-feira) será uma oportunidade para ouvir especialistas internacionais refletirem sobre o tema “Complexidade Económica: Uma Ibéria unida para uma Europa mais forte”.
sessão é aberta a toda a comunidade e vai ter lugar no Anfiteatro das Sessões Solenes, a partir das 10 horas.
As dificuldades que os cidadãos enfrentam para compreender a informação económica será o ponto central das intervenções. A organização pretende identificar que tipo de informação económica é geralmente transmitida, o que é realmente acessível e que soluções podem ser encontradas para estas realidades.
O programa inclui mais de uma dezena de intervenções de académicos internacionais, provenientes da UBI e de instituições científicas de países como Argélia, Azerbaijão, Espanha, Israel, Itália, Moldávia, Roménia e Itália.
A conferência de encerramento caberá a António Mendonça, docente da Universidade de Lisboa e antigo Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações. E conta também com a presença do Reitor da UBI, António Fidalgo, e o presidente da RACEF, Jaime Gil Aluja.
A escolha da Universidade da Beira Interior para a reunião da Real Academia de Ciencias Económicas y Financieras, a mais importante entidade cientifica espanhola desta área, simboliza o mérito que a UBI tem conquistado nos campos da Economia e Gestão.
“Representa o reconhecimento internacional do trabalho relevante desenvolvido pelos docentes e investigadores da nossa academia”, salienta o Vice-Reitor da UBI, Mário Raposo, Professor Catedrático do Departamento de Gestão e Economia, que também vai intervir na sessão.