Proença-a-Velha recebeu este fim de semana mais uma grande edição do Festival do Azeite e Fumeiro que promoveu o concelho de Idanha-a-Nova, Território UNESCO e Primeira Bio Região em Portugal, como destino gastronómico e cultural de excelência.
Na cerimónia de inauguracao, João Carlos Sousa, vereador da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, referiu que “neste certame estamos a promover os nossos produtos de qualidade, em particular o azeite e os enchidos, mas também toda a nossa gastronomia, artesanato e cultura”.
O certame contou com provas de azeite, confeção de enchidos tradicionais, workshops para crianças, animação de rua e concertos para todos os gostos – desde música tradicional ao fado ou à cantora popular Rosinha.
A presidente da Junta de Freguesia de Proença-a-Velha, Helena Silva, agradeceu a presença de todos “neste festival já enraizado numa terra de bom azeite, fumeiro e outras tradições”, e enaltecendo a importância da parceria com o Município de Idanha-a-Nova e as associações locais para o sucesso de mais uma edição.