Explorer 3.0 é um Festival que tem como objetivo explorar o território das Aldeias Históricas de Portugal através da criatividade. Um conceito de programação inovador, sob diferentes temáticas, que ligam o passado e o futuro e pretende juntar viajantes e exploradores em várias Aldeias Históricas.
A próxima iniciativa no âmbito do Festival Explorer 3.0 decorre no dia 25 de Novembro, pelas 17 horas, em Belmonte, com o debate moderado pelo jornalista e antigo diretor de programas e informação da RTP e SIC, Nuno Santos “New Media – Uma Opção para o Desenvolvimento do Interior de Portugal?”. O evento realiza-se no auditório do Museu Judaico, na Aldeia Histórica de Belmonte.
O vasto programa conta com a participação de personalidades distintas como Luis Paixão Martins, pioneiro no sector do Conselho em Comunicação em Portugal; Bento Rodrigues, pivot do Jornal da SIC desde 2007; Ana Abrunhosa, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro; Ana Bravo – Nutrição com Coração, nutricionista, blogger e autora de livros na temática da cozinha saudável e o realizador Pedro Varela, membro do Clube Criativos de Portugal, que criou séries originais como “Os Filhos do Rock” e “A Filha da Lei”.
Para além desta partilha de experiências e opiniões, está previsto a realização de um Workshop de Cinema & Realidade Virtual, com a colaboração da Universidade de Ciências Aplicadas de Breda (Holanda), no Museu dos Descobrimentos, assim como um Ciclo de Cinema, com a exibição de vários filmes e documentários, no Auditório do Museu Judaico.
De sublinhar, que Festival Explorer 3.0 promovido pelas Aldeias Históricas teve inicio dia 21 de Outubro e vai contar com ações pontuais até ao dia 3 de Dezembro de 2017.