Segundo a autarquia, “no final de 2016, surgiu a possibilidade de se projetar os produtos do concelho internacionalmente, mais em concreto no mercado japonês, onde, com o apoio da AAPJ, o Solar do Queijo Serra da Estrela espera mostrar o concelho, a região e os produtos regionais de elevada qualidade.”
Numa primeira abordagem àquele mercado, a grande aposta do município, numa estratégia concertada com outros municípios e entidades, passa por divulgar produtos como o Queijo Serra da Estrela, apresentando-o como um produto “Gourmet”, assim como o requeijão e o borrego, todos eles certificados com garantia de qualidade. Mas também o azeite, um produto com alto teor de qualidade e em vias de certificação.
Para o Vice-Presidente da Câmara Municipal José Luís Cabral, “atrair investimento direto é a meta para a segunda fase do trabalho, mas não só, pois Celorico da Beira tem um vastíssimo património religioso e cultural, onde se destacam os castelos de Linhares da Beira e Celorico da Beira e a Aldeia Histórica de Linhares da Beira, sem esquecer que o Concelho é considerado um dos cinco locais a nível mundial para a prática de parapente, tendo recentemente acolhido várias provas mundiais da modalidade.”
Por tudo isto, não será de estranhar que o turismo de natureza seja uma das grandes apostas de promoção no Japão.
O Blog Japonês www.m-portugal.jp/portugal_life/040.html , dá destaque ao Solar do Queijo e ao produto Rei, o Queijo Serra da Estrela.