Apresentação de obra sobre Beira Interior Sul no Museu de Lanifícios da Covilhã

Maria da Graça Vicente, membro da Academia Portuguesa de História, apresenta amanhã, dia 22 de setembro, no Auditório do Núcleo da Real Fábrica Veiga do Museu dos Lanifícios a obra intitulada “Povoamento e Propriedade entre o Zêzere e o Tejo (séc.XII-XIV)”, que aborda o processo de ocupação e povoamento do espaço geográfico da Beira Interior Sul.

O lançamento da obra, que é resultado da tese de Doutoramento da autora, terá lugar às 16 horas. O livro foi editado em 2015 pelas Edições Colibri com os auspícios da Academia Portuguesa de História e acompanha o processo de ocupação e povoamento do espaço geográfico da Beira Interior Sul. Assim sendo, “Povoamento e Propriedade entre o Zêzere e o Tejo (séc.XII-XIV)” centra-se em três principais temáticas: “a identificação da e evolução de vilas e aldeias neste espaço; o processo de partilha e aproveitamento da terra e outros recursos entre os vários agentes, coletivos ou individuais, que participaram no movimento de ocupação deste território, durante os dois primeiros séculos da sua integração no nascente reino de Portugal; e, ainda, a identificação de estruturas político-jurídicas, económicas, sociais e religiosas que lhe deram suporte”, refere o responsável pelo Museu dos Lanifícios em nota de imprensa enviada aos órgãos de comunicação social.

Além da presença da escritora, a sessão contará ainda com uma apresentação realizada pelo diretor do Museu de Lanifícios, António dos Santos Pereira. Maria da Graça Vicente é também membro da Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais e do Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. O evento é uma organização conjunta entre o Museu dos Lanifícios e a Câmara Municipal da Covilhã.


Conteúdo Recomendado