Estudante de Cinema da UBI ganha bolsa de 50 mil euros

Flávio Ferreira, aluno do Mestrado em Cinema da Universidade da Beira Interior (UBI), foi o vencedor da primeira edição da Bolsa EDP Manoel de Oliveira.

O estudante, que concorreu ao prémio com a curta- metragem “Pele de Cordeiro”, produzida no âmbito da unidade curricular de Laboratório de Realização lecionada pelo docente Vasco Diogo, dispõe agora de 50.000 euros para investir em formação na área do Cinema.

Em declarações ao Urbi et Orbi, o estudante da UBI assume que a conquista desta bolsa é um motivo de “orgulho” não só pelo montante que está em causa, mas também por aquilo que significa a nível emocional, já que homenageia um dos grandes vultos da história do cinema nacional e internacional, Manoel de Oliveira. “É uma felicidade enorme, um reconhecimento muito importante e que me deixa com um sentimento de valorização muito grande. É simultaneamente uma honra não só porque o valor me vai permitir estudar e desenvolver a minha carreira cinematográfica, mas também porque a bolsa é em honra a Manoel de Oliveira, um dos maiores cineastas a nível mundial e com uma relevância enorme para o cinema”, confessa.

“Pele de Cordeiro” foi desenvolvida no primeiro ano de Mestrado, num formato de plano-sequência, que tal como explica Flávio Ferreira, “é um plano que não tem montagem, ou seja, o filme começa e acaba sem qualquer tipo de montagem, o que significa que não tem cortes”. A curta-metragem tem como cenário o próprio local de onde Flávio Ferreira é natural, a aldeia de Mata no concelho de Torres Novas e durante cerca de seis minutos retrata “uma história sobre poder, sobre paternidade, onde tive que adaptar às limitações que tinha, mas ao mesmo tempo procurei que tivesse interesse ao longo de toda a narrativa e de todo o espaço percorrido pela câmara”, salienta. Para que o objetivo fosse conseguido com êxito, o realizador e guionista de “Pele de Cordeiro” contou com a colaboração de amigos, a maioria também eles estudantes de Cinema na UBI.

Por enquanto, o jovem que frequenta o segundo ano do Mestrado em Cinema tenciona finalizar o percurso académico na academia covilhanense, e posteriormente pretende utilizar o valor da bolsa em formações no estrangeiro. “Eu tenciono acabar o Mestrado na UBI foi a academia que me acolheu e que me formou, por isso eu quero acabar este percurso, ainda mais por estar no último ano, e depois tenciono ir para o estrangeiro para continuar a tentar aprofundar a formação e a experiência em Cinema”, refere.

O aluno de Cinema que esteve quase para se tornar um Gestor, uma vez que chegou a frequentar um primeiro ano de um curso superior de Gestão, em Lisboa, tece rasgados elogios aos ensinamentos que a UBI lhe proporcionou. “A UBI a nível de Cinema ensinou-me praticamente tudo que sei. Eu no secundário segui Ciências e Tecnologias e quando entro na UBI tenho obviamente o gosto pelo Cinema, mas não tenho bases práticas nenhumas, por isso a UBI foi um ponto fulcral na minha formação e no meu desenvolvimento”, sublinha.

O vencedor da primeira edição da Bolsa EDP Manoel de Oliveira é assim mais um dos estudantes da UBI que se têm destacado nos vários concursos nacionais e internacionais em que participam e encontra-se já a redigir uma outra curta-metragem de ficção e a trabalhar no desenvolvimento de um documentário.


Conteúdo Recomendado