Museu Arqueológico do Fundão evoca Pintor Barata Moura

Irão realizar-se entre os dias 23 e 25 de setembro, no Museu Arqueológico do Fundão, as Jornadas Europeias do Património, subordinadas ao tema Comunidades e Culturas, tema adotado por um número alargado de países do Conselho da Europa.

O objetivo é destacar e envolver as múltiplas formas de comunidade, comunidades locais, escolares, de bairro, clubes, associações de desenvolvimento, organizações não-governamentais, sejam elas de caráter cultural, religioso, filosófico, científico, desportivo ou recreativo, preocupadas e vocacionadas para o conhecimento, proteção, desenvolvimento, utilização e organização dos seus próprios ambientes culturais, nas mais variadas formas.

No âmbito destas jornadas, o Município do Fundão, através do Museu Arqueológico, irá organizar uma sessão evocativa ao Pintor Barata Moura, no dia 23 de setembro, sexta-feira, que terá início às 21.00h, com a atuação da Tuna Sénior do Fundão, seguida da apresentação do documentário “Barata Moura na memória do Povo”, produzido pelo CriaLab da Moagem e Nuno Bichinho. Esta sessão termina com a realização de uma mesa redonda com a participação dos vereadores com o pelouro da Cultura das Câmaras Municipais do Fundão e Castelo Branco, Alcina Cerdeira e Fernando Manuel Raposo respetivamente, Bombeiros Voluntários do Fundão, Junta de Freguesia de Castelo Novo, Museu Tavares Proença Júnior de Castelo Branco, António Lourenço Marques e Silva Amaro.

Para Alcina Cerdeira, Vereadora da Câmara Municipal do Fundão, “comemorar Barata Moura é celebrar um hino à vida, à arte e ao trabalho. Um conterrâneo que muito ajudou a promover o território, a nossa Gardunha, as suas paisagens e gentes. Em 100 anos de vida a sua generosidade foi exemplar e temos para com ele uma dívida de memória. A Câmara Municipal vai contribuir para a conservação dos três núcleos de pintura que legou ao Concelho”.

No dia 25 de setembro, domingo, às 15 horas, no âmbito da iniciativa “Arqueologia e Cultura nas Beiras. Por Terras de Trebaruna”, irá decorrer um itinerário percorrido por arqueólogos de Espanha e de Portugal, dirigido por Filomena Barata e por Luís del Rey. Do programa faz parte uma visita comentada à coleção permanente do Museu e ao horizonte patrimonial Quinta do Ervedal – Castelo Novo, orientada por Joana Bizarro. Irá ter lugar ainda a apresentação por Miguel Nascimento e por Pedro Salvado da reedição e leitura da ode “Trebaruna Deusa Lusitana”, poema escrito por Leite de Vasconcelos em 1895, a propósito de duas aras romanas recolhidas no Fundão.


Conteúdo Recomendado