Para assinalar e comemorar o seu 30º aniversário, a coletividade vai promover, nos próximos tempos, um programa de iniciativas que pretende divulgar a Banda e contribuir para a sua aproximação aos diferentes públicos.
Assim, o calendário de atividades tem início a 19 de junho, com a Filarmónica a fazer uma alvorada nas torres do Castelo de Pinhel (9 horas), seguida de uma missa comemorativa na Igreja de São Luís (12 horas). Mais tarde, pelas 16 horas, a população poderá assistir a um “ensaio aberto” que terá lugar no Jardim 5 de outubro (junto ao Cineteatro São Luís).
No dia 30 de junho, as comemorações prosseguem com a Banda Filarmónica de Pinhel a associar-se ao projeto Museu à Noite que terá como tema central a própria coletividade e as memórias dos músicos que dela fizeram parte ao longo das suas três décadas de vida. “Pauta de Memórias” foi o título escolhido para esta tertúlia que se anuncia como um momento de partilha de conhecimentos e de recordações entre oradores e público em geral.
Por último, a festa de aniversário está agendada para dia 16 de julho e contará com um Encontro de Bandas Filarmónicas, uma Sessão Solene e, ainda, a inauguração de uma exposição alusiva à história da Banda Filarmónica de Pinhel (esta última no Castelo de Pinhel).