Insucesso escolar em discussão entre UBI, IPG e CIM Beira e Serra da Estrela

Os responsáveis pelo pelouro da educação dos Municípios da CIM-BSE encontram-se hoje reunidos, na reitoria da UBI, para discutir casos de sucesso, problemas e desafios no combate ao insucesso e abandono escolar.

O workshop conta com a presença de professores especialistas em psicologia e educação, do IPG e da UBI, no âmbito de uma parceria estabelecida entre estas duas instituições. Os responsáveis pelo pelouro da educação farão, em relação a cada um dos 15 municípios, uma intervenção sobre a visão, prioridades e estratégias que os seus concelhos já têm identificadas sobre a temática do sucesso escolar.

Os municípios da CIM-BSE (Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela) apresentam, em matéria de Educação, alguns indicadores favoráveis (como é o caso da taxa de escolarização), nomeadamente em comparação com a média dos outros municípios da região centro, mas há ainda um amplo espaço de melhoria. Redução e prevenção do abandono escolar precoce e promoção da igualdade de acesso a um ensino infantil, primário e secundário de boa qualidade, incluindo percursos de aprendizagem formais, não formais e informais são algumas das prioridades já elencadas.

O programa do workshop inclui ainda um espaço para o diálogo com a comunicação social, dinamizado pelos responsáveis municipais da educação. A ajuda dos meios de comunicação social é essencial para mobilizar a população para a importância desta problemática. O objetivo é contribuir para criar, até 2020 e na região da CIM BSE, um ecossistema de ensino de qualidade que seja referência a nível nacional.

A sessão de abertura contou com a presença do Presidente do Instituto Politécnico da Guarda, Constantino Rei, e do Reitor da Universidade da Beira Interior, António Fidalgo. Estes responsáveis pretendem, assim, demonstrar o alinhamento e o empenho das duas instituições para com as prioridades de desenvolvimento identificadas pelos Municípios desta CIM.


Conteúdo Recomendado