Iniciou-se no passado fim de semana, dias 14 e 15 de novembro, o 2º Festival do Borrego da Marofa, este ano com uma iniciativa pioneira, os almoços na “Rota das Adegas” do concelho. Segundo a organização, “esta é uma forma de unir e colocar à mesma mesa a saborosa e única gastronomia, com principal ênfase ao Borrego da Marofa, e aos vinhos de Figueira de Castelo Rodrigo, reconhecidos internacionalmente.”
Em jeito de balanço, no passado fim de semana, estiveram envolvidos seis restaurantes do concelho, “A Cerca”, “O Dias”, “Estalagem Falcão de Mendonça”, “Arco-íris”, o “Girassol” e o “Transmontano” e ainda seis adegas aderentes a este projeto, a “Quinta do Cardo”, o “Convento de Santa Maria de Aguiar”, a “Casa das Castas”, a “Beyra”, a “Adega de Castelo Rodrigo” e a “Quinta Vale de Pios”. A opinião da cerca de uma centena e meia de visitantes, bem como dos responsáveis dos restaurantes foi favorável e motivadora para a organização, quer pela envolvência dos locais, quer pela adesão das pessoas, muitas mesmo mostraram vontade de voltar.
Segundo o Município de Figueira de Castelo Rodrigo, “esta é uma iniciativa que se reveste de extrema importância na economia do concelho, para além de dinamizar os restaurantes, mostra e divulga os excelentes vinhos das nossas adegas. Podemos dizer que o grupo que almoçou na Quinta Vale de Pios em Barca d’Alva, comprou inúmeras caixas de vinho e compraram mesmo uma pipa de vinho (550 litros).”
O 2º Festival do Borrego da Marofa continua no sábado, dia 21 de novembro, com o jantar na Adega de Castelo Rodrigo, seguido pelo concerto da banda de rock portuguesa Blind Zero, no Pavilhão dos Desportos, pelas 23 horas. Continua também a decorrer no Mercado Municipal uma exposição e venda de produtos regionais.