O ciclo é promovido pelo Teatro Municipal da Guarda (TMG) e pelo Síntese – Grupo de Música Contemporânea, com o apoio da Direção-Geral das Artes.
O programa contempla espetáculos com músicos nacionais e estrangeiros, estreias de obras, uma tertúlia e ensaios abertos.
A décima edição de Síntese começa na quarta-feira com a tertúlia “A Música Contemporânea e os Públicos – Relações Sociais e Culturais”, a realizar às 22 horas, no café concerto do TMG.
Segundo a organização, a conversa contará com a participação de várias personalidades ligadas à música e terá a moderação dos músicos e compositores Carlos Canhoto e Rogério Peixinho.
Para o dia 08 de outubro, às 21h30, no pequeno auditório do TMG, está agendado um concerto de Cláudio Jacomucci (Itália), considerado “um dos mais conceituados acordeonistas europeus da sua geração e um reputado compositor e professor”, de acordo com os promotores.
O ciclo prossegue no dia 14 de outubro com a realização de ensaios abertos do Síntese – Grupo de Música Contemporânea da Guarda.
A iniciativa dirigida às escolas, contempla sessões às 10h30 e às 14h30, no pequeno auditório do TMG.
No dia 16, às 21h30, no mesmo auditório, o público da cidade da Guarda terá oportunidade de assistir ao concerto do grupo Vertixe Sonora (Espanha).
Segundo a organização, trata-se de “um espetáculo único que alia a música eletrónica à componente cénica e performativa contribuindo para um diálogo musical inovador”.
O ciclo de música contemporânea termina no dia 31 de outubro com a estreia de obras pelo Síntese – Grupo e Música Contemporânea da Guarda, escritas para a ocasião pelos compositores Fernando Lapa, Jaime Reis e Anne Victorino de Almeida.
O concerto de encerramento está marcado para as 21h30, para o pequeno auditório do complexo cultural da cidade da Guarda.
Segundo Helena Neves, da direção do Síntese – Grupo de Música Contemporânea da Guarda, o evento musical que vai na décima edição já conseguiu “formar um público-alvo que se tem mantido e aumentado de ano para ano”.
“O Síntese fez da Guarda um sítio de passagem de nomes sonantes da música contemporânea”, disse a responsável na apresentação do programa do ciclo musical, assumindo que na edição de 2015 são apresentadas “propostas muito interessantes” ao público.
Consulte aqui o cartaz com o programa.